saneamento basico

Perdas de água: como combater?

Artigo Infotec – Perdas de água

A água é um dos recursos mais preciosos da Terra. Sem ela, a vida não existiria. No entanto, a água é muitas vezes tida como certa e muitas pessoas desconhecem as consequências da má gestão deste recurso.

A expressão “perda de água” refere-se à diferença perdida entre a produção e o consumo.

No Brasil, o percentual de perda tem crescido ano após ano – de 38.1% em 2016 a 40% em 2022. Este artigo irá explorar os diferentes tipos de perda de água e como combatê-los.

Detecção e Combate a Perdas
Imagem Ilustrativa de Perdas de Água

Existem dois tipos de perdas de água: real/técnica e aparente/comercial. A perda real é causada por vazamentos em tubulações, encanamentos, obsolescência, formas de medição, sistemas de irrigação e outros equipamentos que movimentam, medem ou armazenam água. As perdas reais podem ser combatidas renovando os medidores e infraestrutura ou usando equipamentos de detecção de vazamentos para descobrir onde os vazamentos estão ocorrendo e corrigi-los antes que se tornem problemas maiores no futuro. 

As perdas aparentes referem-se a toda água que foi consumida, mas que não foi contabilizada pela empresa de distribuição. Existem muitas razões para a perda de água, mas as mais comuns são fraudes, adulteração de medidores e ligações clandestinas. O problema é multifacetado e requer uma abordagem multifacetada para combatê-lo. As empresas podem usar muitas técnicas para combater a perda aparente de água, com detecção de fraude e detecção de conexão clandestina, como:

  • Testes de pressão de água e vazão nas tubulações;
  • Testes de vazamentos com corante ou outras substâncias;
  • Sensores de fluxo;
  • Verificação de ligações clandestinas;
  • Instalação de medidores inteligentes;
  • Entre outros.

 

A detecção de perda de água e o serviço de combate são partes essenciais da gestão da distribuidora. Ajuda as empresas a identificar a localização e o impacto das perdas e trabalha na correção desses problemas. Auxilia na otimização do sistema de distribuição, gerando valor para as empresas, o ambiente e para a sociedade:

  • Empresas: garante maior fidelidade no faturamento da água consumida;
  • Sociedade: aumenta a disponibilidade e a qualidade da água para a população;
  • Ambiente: combate o desperdício de água.

O serviço de detecção e combate de perdas hídricas é o conjunto de pessoas, tecnologias e metodologias utilizadas para identificar, reduzir e corrigir os problemas. Os profissionais que exercem essa atividade utilizam a tecnologia para prover soluções aos clientes.

O processo de detecção de perda de água começa com o mapeamento do sistema de distribuição de água e a identificação de todos os possíveis locais onde podem ocorrer as perdas de água. A partir daí os profissionais instalarão sensores ou utilizarão outros equipamentos e técnicas nesses locais para detectar possíveis vazamentos. Algumas das tecnologias utilizadas por esses profissionais incluem câmeras infravermelhas, detectores acústicos de vazamento, imagens térmicas, câmeras de vídeo e detectores ultrassônicos de vazamento.

Tecnologias são grandes aliadas para a fase de detecção. Organizações modernas usam sistemas avançados de gerenciamento de água onde os medidores ou leituras comerciais levantam dados alimentando softwares com Inteligência Artificial que ajudam a identificar perdas e reduzir a quantidade de água desperdiçada. Eles fornecem controle sobre o uso da água, ajudam na economia de água e também na gestão da qualidade da água. 

Uma vez que um vazamento tenha sido detectado, ele precisa ser interrompido o mais rápido possível. Isso geralmente pode ser feito em uma sala de controle ou escritório onde a equipe de profissionais terá acesso a todos os dados em tempo real. A partir daí times de campo são acionados para realizar as devidas correções.

Como organizar um serviço de detecção e combate a perdas

É necessário executar algumas etapas de planejamento, gestão e execução para operacionalizar as atividades desse serviço. A falta de expertise na gestão e com as técnicas e tecnologias pode ter efeitos contra produtivos e muito custosos para as distribuidoras.

Na etapa de planejamento é necessário realizar o levantamento do contexto organizacional da concessionária. Algumas informações valiosas são:

  • As localizações e setores;
  • O número total de ligações;
  • O número de ligações ativas;
  • Número de economias;
  • Sistema comercial utilizado;
  • Solução GIS;
  • Solução de modelagem hidráulica;
  • Fluxograma de e sistema de Ordens de Serviço;
  • Quantidade de medidores com telemetria/IOT;
  • Tipo e fabricante dos medidores;
  • Histórico e outros levantamentos de dados para análise; 
  • Estudo do levantamento cadastral; entre outras.

Todas essas informações impactam no dimensionamento do serviço e na decisão das melhores técnicas e tecnologias.

A segunda etapa é relativa à mobilização e setup dos softwares. Nessa fase temos a aquisição dos equipamentos necessários, desenvolvimento dos procedimentos e fluxos, dos relatórios e integração com demais stakeholders da organização, alocação dos profissionais, criação da estrutura de apoio (armazenamento de materiais, backoffice, suporte remoto, etc.), treinamentos e implantação dos sistemas.

A execução das atividades segue três macroprocessos paralelos. As atividades de detecção que, através dos dados de leitura e outras informações, identifica os potenciais focos de perdas, realiza o apontamento de campo, faz o follow-up e gera os relatórios dos resultados encontrados.

Outro processo é o da gestão e operacionalização de backoffice administrativo. Ele é responsável por lidar com as atividades de suporte e apoio à operação, garantir que os procedimentos são executados conforme as normas, compliance, requisitos do cliente e legais, realizar a gestão do inventário e manutenção dos materiais, dentre outras diversas atividades de sustentação, para que a detecção e o combate às perdas ocorram com máxima fluidez e segurança.

O terceiro é a efetiva execução dos serviços de campo. Podem ser serviços de detecção e/ou correção e, muitas vezes, alinhados também com atividades de atualização cadastral. As equipes recebem as Ordens de Serviços e – com base em determinado roteiro – têm que realizar as inspeções, correções de irregularidades, supressão/regularização do fornecimento e emissão dos relatórios de campo.

Alcançar “zero” perdas é uma impossibilidade, devido a questões técnicas, evolutivas e naturais. Apesar disso, alcançar uma redução eficaz é uma missão organizacional e social. Traz diversos benefícios como:

  • Ajuda a detectar vazamentos precocemente, economizando custos de reparo e reduzindo os volumes vazados.
  • Reduz a necessidade de inspeções e reparos manuais, economizando tempo e dinheiro.
  • Minimiza a perda de água, que é um dos principais motivos de preocupação.

Como garantir a melhor qualidade do serviço?

Para alcançar bons resultados, é necessária excelência na gestão e execução operacional do serviço de detecção e combate a perdas. Um provedor de serviços deve ser capaz fornecer um trabalho de qualidade e ter um impacto positivo nos resultados esperados do cliente. Para fazer isso, eles precisam manter uma força de trabalho eficiente, ter os equipamentos e suprimentos adequados, serem capazes de incorporar tecnologias aderentes, manter um bom relacionamento com os clientes e antecipar as necessidades futuras.

Na Infotec Brasil combinamos metodologias, profissionais, alianças, inovação e experiência, para realizar o serviço de Detecção e Combate a Perdas. 

Executamos de forma integrada atividades como mapeamento, planejamento, inspeção e fiscalização, visando a melhoria e maximização do desempenho econômico e operacional.

Fazemos pesquisas de vazamentos visíveis e não visíveis, realizadas através de métodos acústicos e com técnicos devidamente certificados pela ABENDI, além de vistorias.

Contamos também com apoio tecnológico da solução SmartAcqua, baseada em inteligência artificial, para combater perdas de água. Nela são conectadas as informações comerciais e operacionais, para que, por meio da inteligência artificial, a ferramenta possa fornecer direções de como reduzir perdas de água, via relatórios e ordens de trabalho. A SmartAcqua identifica anomalias no consumo, verifica se cada usuário consome menos do que deveria e ajuda a mapear possíveis perdas comerciais e físicas por geolocalização. Com essa tecnologia é possível evitar gastos não críticos e combater de forma eficiente as perdas.

LEIA TAMBÉM: SAMAE DÁ INÍCIO AO PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA

 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »