Porto Itapoá Sustentabilidade ESG
Resumo:
O Porto Itapoá divulgou nesta semana seu Relatório de Sustentabilidade 2024, um documento de 114 páginas que reúne resultados e desafios de um ano marcado por investimentos, recordes operacionais e consolidação de práticas ambientais e sociais.
A publicação contempla as atividades realizadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.
De acordo com dados do relatório, no ano de 2024, o terminal concluiu a 3ª fase de expansão, que recebeu aporte de R$ 815 milhões, e iniciou a 4ª fase, com R$ 500 milhões em investimentos previstos para 2025 e 2026.
O projeto inclui a ampliação do píer e do pátio, instalação do 8º portêiner e aumento da oferta de tomadas para cargas refrigeradas.
LEIA TAMBÉM: Info água: informação sobre a qualidade da água das praias
Entre os avanços ambientais, destacam-se a estação de reúso de água, que tratou e reaproveitou mais de 1 milhão de litros, e o uso de 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis certificadas.
Porto Itapoá Sustentabilidade ESG
Ao longo do ano de 2024, a agenda ESG avançou com medidas que zeraram o envio de resíduos para aterros. Ampliaram a compostagem para 46 toneladas de restos orgânicos e reduziram em 28% a geração total de resíduos.
A frota elétrica e os guindastes híbridos evitaram o consumo de 1,18 milhão de litros de combustível. O que representa 4 mil toneladas de gases de efeito estufa que deixaram de ser emitidas.