Presidente Cesan Regulação Saneamento
O presidente da Cesan e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Munir Abud, participou do 2º Encontro Nacional das Entidades Reguladoras Infranacionais (ERIs), realizado em Brasília, na manhã da quarta-feira (04).
O evento reuniu representantes de entidades reguladoras municipais, intermunicipais, estaduais e distritais com o objetivo de debater os desafios da universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil e promover a cooperação regulatória em todo o País.
Em sua participação, Munir destacou a urgência de investimentos no setor de saneamento, considerado um dos mais atrasados da infraestrutura nacional. Segundo ele, a estimativa mais recente aponta para a necessidade de R$ 800 bilhões para atingir a universalização dos serviços de água e esgoto.
“Se tem um setor de infraestrutura hoje que precisa de investimentos, dado o seu atraso, é o do saneamento. Essa conta de R$ 800 bilhões não está no orçamento fiscal, mas sim no mercado de capitais e na iniciativa privada. E esses recursos só serão alocados em nosso setor se tivermos uma regulação forte, de qualidade, que garanta segurança jurídica ao investidor”, afirmou.
Presidente Cesan Regulação Saneamento
O 2º Encontro Nacional das ERIs reforça o papel estratégico das agências reguladoras no equilíbrio entre poder público, empresas prestadoras e iniciativa privada, assegurando transparência, estabilidade e previsibilidade ao setor.
O evento também se consolida como um espaço de troca de experiências entre reguladores, contribuindo para a harmonização regulatória e para a construção de soluções conjuntas que apoiem a meta de universalização do saneamento básico até 2033.
Fonte: Cesan.