saneamento basico
Processo de ultrafiltração ETE

Potencialidades e desafios da implementação do processo de ultrafiltração na Estação de Tratamento de Esgoto Sarandi DMAE

Processo de ultrafiltração ETE

Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnico financeira da implantação de sistemas de ultrafiltração como fase final do tratamento de esgoto doméstico na ETE Sarandi, em Porto Alegre.

A ultrafiltração se apresenta como uma técnica capaz de trazer um novo patamar de eficiência no tratamento de esgotos, sendo capaz de remover carga orgânica e microorganismos do efluente destas estações de forma eficiente e estável, mostrando potencial para contribuir com a despoluição dos corpos hídricos que banham a cidade de Porto Alegre.

Sistemas como a ultrafiltração convencional e os biorreatores de membrana (MBR) podem ser utilizados para o fim proposto, apresentando um custo aproximado de R$ 0,25 por metro cúbico de esgoto filtrado.

A técnica apresenta como vantagens a alta performance na remoção de poluentes e o controle superior da emissão de sólidos no efluente, o que torna a técnica adequada a automatização da planta. Além disso, sistemas como os citados podem ser adaptados em todas as ETEs da cidade, otimizando o tratamento.

Processo de ultrafiltração ETE

A técnica apresenta alguns pontos desafiadores, como a necessidade de adequação do pré-tratamento das estações, a incrustação nas membranas e a remoção de fósforo, demandando estudos mais aprofundados.

Autor: Charles Coser de Matos.

LEIA NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »