saneamento basico

Produção de biogás através do aproveitamento de dejetos

 

Resumo

Objetivamos contemplar os aspectos econômico, ambiental e tecnológico da produção de biogás proveniente de dejetos em ambientes rurais e urbanos. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizou-se a análise de artigos científicos indexados nas bases de dados: Scielo, Web of Science, Science direct, Google scholar referentes à temática produção de biogás através de dejetos produzidos durante os anos de 2011 a 2021. Os trabalhos eleitos foram os que tratavam de questões socioambientais, usos de energia, produção de biogás, valoração de produção de biogás consecutivo de dejetos vegetais e animais, limites da produção de biogás, fatores que influenciam na economia da produção de biogás, critérios estes estabelecidos pelos pesquisadores, com intuito de investigar a produção de biogás através de dejetos. A pesquisa referente à abordagem da produção de biogás decorrente de dejetos facilitou a busca e o refinamento de conceitos e discussões contextualizadas no âmbito nacional e internacional a cerca da temática discutida no desenvolvimento da produção desta pesquisa.

Introdução

A utilização e produção de biogás é de suma relevância para abordagem econômica nos âmbitos rurais e urbanos. Nesse viés para se transformar o biogás em energia elétrica é necessário à utilização de motores de combustão a gás e posteriormente um gerador de energia elétrica (TIETZ et al., 2013).

A falta de energia elétrica limita o desenvolvimento de atividades que promovem emprego e renda, acarretando a exclusão social pela ausência de recursos necessários para crescimento local (VELÁZQUEZ et al., 2014).

O biogás pode ser utilizado tanto para produção de eletricidade quanto para geração de calor, através da transformação de dejetos em fontes de energia com múltiplas funções, seja gerando crédito de carbono, para autonomia energética das propriedades e geração de energia para residências e indústrias, trazendo benefícios econômicos e ambientais principalmente para os produtores rurais (SUNADA et al., 2012; STRASSBURG et al., 2016).

Portanto a produção de biogás tem sido uma alternativa para os produtores rurais, pois esta possibilita redução da contaminação do solo e água. Entretanto a produção do biogás apresenta alguns fatores negativos, acarretados pela geração de dióxido de carbono e metano.

A pesquisa objetivou contemplar os aspectos econômico, ambiental e tecnológico da produção de biogás proveniente de dejetos de animais em ambientes rurais e urbanos.

Autores: Creusa Carvalho da Costa; Ana Cristina Alves Rodrigues; Ivanilza Moreira de Andrade e José Machado Moita Neto.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: