saneamento basico

Proposição de cenário para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Estudo de caso: município de Ilhabela-SP.

Resumo

Diante de um contexto de dificuldades ao atendimento à atual Legislação Federal, em se tratando planejamento urbano e ambiental, o estudo teve por objetivo a proposição de uma alternativa de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos para o município de Ilhabela-SP. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico com caracterização e avaliação da atual gestão de resíduos sólidos urbanos e da implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 2013. Para isso, utilizaram-se dados obtidos por meio de levantamento documental, visitas técnicas, contato com gestores públicos e aplicação da ferramenta SWOT para análise da gestão. Seguiu-se para o prognóstico, propondo-se dois cenários: tendencial e normativo. O primeiro contemplou uma projeção de dez anos da situação atual do município, enquanto no cenário normativo, os processos da gestão e gerenciamento foram realizados de acordo com as normas e leis vigentes e com o atingimento das metas propostas. Seguiu-se para a criação de um planejamento estratégico abordando objetivos, metas e um plano de ação com indicadores de desempenho, no sentido de se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos e visando a redução da quantidade de resíduos encaminhados ao transbordo. Por fim, realizaram-se projeções de geração de resíduos no cenário normativo, possibilitando a comparação com o cenário tendencial e consequente avaliação do balanço econômico. Comparando-se os cenários, observou-se uma redução significativa da quantidade de resíduos sólidos enviados ao transbordo e, posteriormente ao aterro sanitário. Quanto aos custos envolvidos com os serviços de coleta e transporte, os valores desembolsados continuam próximos. O estudo mostrou que para uma gestão eficiente dos resíduos sólidos, o comprometimento da sociedade é indispensável assim como as ações de educação ambiental.

Autoras: Karen Nomura De Nardi e Mariana Pisani Porto.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »