saneamento basico

Qualidade da água do escoamento superficial percolado em pavimento de concreto permeável dosado por diferentes métodos

Resumo

O escoamento superficial pode ocasionar enchentes urbanas e transportar alta carga de poluentes. O pavimento de concreto permeável pode reter poluentes presentes no escoamento superficial e reduzir seu volume. Desse modo, o efeito da percolação do escoamento superficial em pavimentos de concreto permeável executado com três diferentes métodos de dosagem, American Concrete Institute (ACI) (2010), Zheng, Chen e Wang (2012) e Nguyen et al. (2014) foi avaliado. O objetivo foi analisar a retenção de poluentes em pavimentos permeáveis e a interferência de diferentes vazões. Foram construídos três pavimentos em escala laboratorial, um para cada método de dosagem. Quanto à avaliação do efeito da percolação foram analisados os seguintes parâmetros no escoamento superficial natural e após a percolação: cor aparente, turbidez, pH, cobre, zinco e coliformes totais. ACI e Nguyen et al. obtiveram uma redução média superior a 65% para a turbidez e superior a 50% para a cor aparente. A remoção dos coliformes totais foi acima de 95% para os três métodos de dosagem. A redução na concentração de zinco foi semelhante para os três métodos de dosagem, para o cobre foi superior com o método de Nguyen et al., em média 83,8%.

Autoras: Nayara Becker; Mariana Garcia Conegero e Ivone Gohr Pinheiro.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »