saneamento basico
Reaproveitamento Água Fármacos

Reaproveitamento de água em produção industrial de fármacos injetáveis

Reaproveitamento Água Fármacos

Resumo:

Os fluxos de resíduos gerados na indústria farmacêutica podem conter contaminantes, toxinas, nutrientes e compostos orgânicos.

Portanto, os compostos farmacêuticos precisam ser removidos das águas residuais para cumprir os padrões de qualidade de descarte.

As reduções de custo da água, os requisitos regulatórios e as metas de sustentabilidade exigem soluções ecologicamente corretas e econômicas para reutilizar a água farmacêutica como água bruta. Diante disso, este trabalho tem o objetivo geral de apresentar formas de reaproveitamento de água que visam minimizar as perdas decorrentes da produção industrial de fármacos.

LEIA TAMBÉM: Decreto Nº 12106 De 10/07/2024

Ademais a metodologia utilizada foi de revisão da literatura. Os resultados indicam que os efluentes provenientes de diversos setores, incluindo insumos farmacêuticos ativos (API), medicamentos a granel e produtos farmacêuticos relacionados, que demandam grandes volumes de água, foram avaliados por uma variedade estudos.

Reaproveitamento Água Fármacos

Contudo foram propostas estratégias para a recuperação significativa dos compostos valiosos presentes nesses efluentes. Além disso, discute-se o tratamento das águas residuais, que, embora diluídas, podem conter substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Amazônia Azul: entenda por que o Brasil é maior do que está no mapa

Em conclusão nenhuma tecnologia pode remover completamente os produtos farmacêuticos das águas residuais. Portanto a adoção de uma abordagem que combine métodos de tratamento convencionais e avançados de pós-tratamento. Resultando em uma tecnologia híbrida de tratamento de efluentes, parece ser a opção mais eficaz.

Autores: Jose Alfredo Junior e Flávia Sucheck Mateus da Rocha.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »