saneamento basico

Regulamentação da drenagem urbana no Brasil

Resumo

A urbanização gera aumento das áreas impermeáveis, condutos e canais. Esta urbanização produz aumento da frequência e magnitude das inundações, redução do escoamento durante a estiagem, aumento da erosão e de material sólido e a piora da qualidade da água. Estes impactos se distribuem internamente na cidade e podem ser transferidos para jusante nos rios e outras cidades. Para evitar os impactos é necessário regular os novos empreendimentos imobiliários, evitando a transferência de impacto das áreas privadas para a rede pública de drenagem. Neste artigo são apresentados os princípios utilizados, os critérios adotados em nível internacional e nacional para este controle, a metodologia de estimativa dos parâmetros de regulação para controle dos impactos utilizada em algumas cidades brasileiras e a avaliação dos resultados para Porto Alegre.

Autor: Carlos Eduardo Morelli Tucci.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »