saneamento basico

Regulamentação da drenagem urbana no Brasil

Resumo

A urbanização gera aumento das áreas impermeáveis, condutos e canais. Esta urbanização produz aumento da frequência e magnitude das inundações, redução do escoamento durante a estiagem, aumento da erosão e de material sólido e a piora da qualidade da água. Estes impactos se distribuem internamente na cidade e podem ser transferidos para jusante nos rios e outras cidades. Para evitar os impactos é necessário regular os novos empreendimentos imobiliários, evitando a transferência de impacto das áreas privadas para a rede pública de drenagem. Neste artigo são apresentados os princípios utilizados, os critérios adotados em nível internacional e nacional para este controle, a metodologia de estimativa dos parâmetros de regulação para controle dos impactos utilizada em algumas cidades brasileiras e a avaliação dos resultados para Porto Alegre.

Autor: Carlos Eduardo Morelli Tucci.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »