saneamento basico

Relação entre saúde ambiental e saneamento básico

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma breve revisão de literatura sobre a relação entre a saúde ambiental e o saneamento. Uma das primeiras doenças, catastróficas, proliferadas pela falta do saneamento foi a peste negra, atualmente ainda há muitas doenças relacionadas com a falta de serviços básicos, a diarreia é uma das principais, responsável por cerca 30% das mortes infantil no Brasil. Por meio deste trabalho, foi possível constatar a importância da análise e discussão sobre o saneamento básico, o qual traz melhorias tanto para a população quanto para as questões ambientais.

Introdução

Historicamente, a preocupação com o saneamento tem relação direta com a transmissão de doenças. Devido o aumento acelerado da população e o consumo excessivo de produtos industrializados, a produção e descarte inadequado de resíduos vem aumentando gradativamente, refletindo em preocupação e discussão mais abrangente sobre o saneamento básico por parte das autoridades em geral(1).

Segundo a World Health Organization (WHO), saneamento geralmente se refere ao fornecimento de instalações e serviços para o descarte seguro de urina e fezes humanas. O saneamento inadequado é uma das principais causas de doenças em todo o mundo e a melhoria do saneamento é conhecida por ter um impacto benéfico significativo na saúde, tanto nos agregados familiares como nas comunidades.

Autores: Ricardo de Carvalho Pereira; Felipe Cordeiro de Lima e Driano Rezende.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »