saneamento basico

Relatório da represa Guarapiranga e Relatório da represa Billings

Resumo

O Reservatório Guarapiranga (RG) está situada a sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A bacia do reservatório tem como principais afluentes naturais os rios Embu Mirim, Embu Guaçu e Parelheiros, estendendo-se por uma área de aproximadamente 638 km2. A bacia do RG abrange parcialmente os municípios de Cotia, Embu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo e integralmente Embu Guaçu e Itapecerica da Serra.

A represa Billings (RB) situa-se a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e represa as águas do Rio Grande. A área da sua bacia é de aproximadamente 47.456 ha e abrange os municípios de Rio Grande da Serra (integralmente), Diadema, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo (todos parcialmente). O reservatório foi concebido em 1927 pelo engenheiro Asa W. K. Billings com intuito de gerar energia hidrelétrica.

RELATÓRIO GUARAPIRANGA

RELATÓRIO BILLINGS

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »