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Relatórios de gestão para empresas de saneamento básico

O dia a dia nas organizações geram uma série de informações, criando, ao longo do tempo, uma grande variedade de dados.

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Os relatórios gerenciais são documentos que contêm informações relevantes e resumidas sobre processos que envolvem as atividades de uma empresa. Eles servem para processar e organizar as informações mais relevantes de um período e fundamentar a tomada de decisão.

Além disso, eles podem mostrar a você o desempenho da sua empresa e quais áreas precisam ser melhoradas.  Os relatórios também guardam um compilado histórico da empresa e podem, portanto, servir como documentação de estratégias e processos.

  • Atualizadas
  • Confiáveis
  • Claras
  • Objetivas
  • Relevantes

Isso ajuda o gestor analisar uma série histórica e projetar cenários futuros mais assertivamente.

A construção de relatórios

O primeiro passo para construir qualquer relatório é ter objetivos bem definidos. Precisa saber da situação financeira da sua empresa? O desempenho de seus funcionários? A inadimplência? São diversos dados que podem ser verificados.

Após ter um objetivo bem definido, é preciso garantir que as informações contidas nesse relatório respondam sua pergunta. Um bom relatório não dá espaço para achismos e permite uma visão realista do empreendimento.

É possível elaborar seus relatórios em planilhas ou documentos de texto manualmente. A questão é que isso pode tomar bastante seu tempo ou de seus colaboradores. Além disso, as operações manuais são mais suscetíveis a falhas humanas, ainda mais quando se trabalha com uma grande quantidade de informações.

O uso de softwares tornam essa atividade mais eficiente, simples e dinâmica. Também deixa mais fácil a organização de informações específicas para a tomada de decisão.

Hoje em dia, grande parte dos sistemas comerciais já emitem automaticamente relatórios de acordo com o período que a empresa deseja realizar e com as informações mais importantes do seu negócio.

5 relatórios essenciais para empresas de saneamento básico

1 – Atendimento

O relatório de atendimento é muito importante para as concessionárias de saneamento básico. Nele consta a quantidade de ligações e economias atendida pela companhia tanto para água como para esgoto.

Com esse tipo de relatório é possível listar dados como quantidade de economias de água e esgoto faturadas e quantidade de ligações hidrometradas de água. Esse tipo de informações permitem que o gestor tenha uma visão global do atendimento à população e auxilia nas decisões e melhorias do setor.

2 –  Volume de água e esgoto

Quanto foi o volume hidrometrado de água e faturado nas indústrias de um município nos últimos três anos?

Esse tipo de relatório mostra o volume de água e esgoto faturado nas mais diversas categorias de atendimento e permite diversas análises por categorias de consumo.

3 –  Demonstrativo de Faturamento

Qual foi o volume de faturamento da sua empresa e quanto efetivamente ela recebeu? Quantos cancelamentos ocorreram no período? Quanto foi parcelado?

O demonstrativo de faturamento é um dos relatórios mais importantes para os gestores em qualquer ramo de atuação.

Com ele é possível ter um retrato fiel da realidade e saber como anda a saúde financeira da companhia. Assim, é possível enxergar com clareza a situação orçamentária, analisar a viabilidade de novos investimentos e o quanto se está preparado para arcar com despesas futuras.

4 – Inadimplência

Qual a taxa de inadimplência da sua empresa? Quais seus maiores devedores? Como sua companhia tem lidado com isso?

Os relatórios de inadimplência são de grande importância a fim de reduzir os riscos do seu negócio. Também pode ajudar a ver quais as melhores ações para reduzir o índice de devedores de acordo com a realidade da sua concessionária.

5 – Produtividade

Como anda a produtividade na sua companhia?

Toda empresa conta com funcionários para crescer e por isso, precisa estar atenta às quedas na produção.

O relatório de produtividade vem para trazer uma visão macro de como os funcionários estão agindo em suas atividades e onde estão os gargalos do seu processo. Por exemplo, seus leituristas estão cumprindo suas rotas no tempo programado? Um relatório de produtividade te ajuda a enxergar isso.

Além disso, podem funcionar como um termômetro para sua empresa. Quando a produtividade começar a cair, pode ser a hora de um treinamento, de conversar com os funcionários ou até mesmo de realizar uma pesquisa de satisfação interna.

Quais relatórios você tem em sua empresa? Que tal ter os principais relatórios do setor automaticamente em seu sistema comercial?

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