saneamento basico
osmose reversa

Remoção de fluoxetina de água por nanofiltração e osmose reversa

Remoção de fluoxetina de água por nanofiltração e osmose reversa

Este trabalho abordou o uso de nanofiltração e osmose reversa para remover o composto farmacêutico fluoxetina de água. Essa substância pode ser encontrada em rios e lagos, demandando estudos que envolvam a aplicação de tecnologias eficientes na remoção e/ou mitigação destes compostos.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a NF e RO como alternativa para remover Fluoxetina. A NF removeu a fluoxetina na faixa entre 50% e 60% e, por sua vez, a osmose inversa apresentou até 98,8% de remoção, demonstrando ser o método mais satisfatório nas condições experimentais analisadas. RO é um método adequado para complementar os sistemas de tratamento de água e garantir baixas concentrações de FLX em água.

Autores: Talita Dalbosco; Jéssica Stefanello Cadore; Alessandra Pezzini e Nelson Miguel Grubel Bandeira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »