saneamento basico
Resíduos de Módulos Fotovoltaicos

Resíduos oriundos do descarte de painéis fotovoltaicos: propostas atuais para tratamento e desafios para o Brasil

Em um contexto em que a degradação do meio ambiente é potencializada pelo uso de combustíveis fósseis, a radiação solar se destaca como uma fonte de energia limpa e renovável. Para tanto, são utilizados os painéis ou módulos fotovoltaicos, que captam a radiação solar e convertem-na em energia elétrica. No Brasil, a taxa média de crescimento da geração distribuída fotovoltaica tem sido superior a 200% desde 2013.

Contudo, os painéis fotovoltaicos têm cerca de 25 anos de vida útil, período a partir do qual a troca é recomendada. Consequentemente gerando preocupação quanto ao protocolo de descarte. Componentes dos painéis, como chumbo e cádmio, por exemplo, oferecem risco ao meio ambiente e à saúde humana quando lixiviados. O que torna urgente a discussão de estratégias para limitar os riscos oferecidos.

Resíduos oriundos do descarte de painéis fotovoltaicos

Todavia, a existência de estratégias não implica na sua pronta implementação, pois as realidades dos locais em que poderão ser postas em prática também precisam ser consideradas. Sendo assim, este trabalho efetuou uma revisão da literatura técnico-científica sobre estratégias para reduzir a geração de resíduos produzidos no descarte de painéis fotovoltaicos. Analisando, dessa forma, dados disponíveis no Brasil e no exterior. Os objetivos foram:

  • Contextualizar o potencial de contaminação e seus efeitos no meio ambiente;
  • Apresentar e discutir as soluções que têm sido propostas para evitar esse acúmulo;
  • E discutir os desafios técnicos e operacionais para a sua implementação no Brasil.

No levantamento, foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos CAPES, banco de teses da CAPES, Google Scholar e sites comerciais. Foram utilizadas como termos de busca as seguintes palavras-chave: energia solar; módulo fotovoltaico; resíduo eletrônico; EVA; photovoltaic; photovoltaic technology; solar panels; recycling; waste generation.

Como resultado, espera-se contribuir para: ampliar a conscientização de usuários e do público em geral acerca dos riscos associados ao aumento do uso de painéis fotovoltaicos; compilar, em documento único e de amplo acesso, informações sobre quais são as tecnologias existentes para o gerenciamento dos resíduos gerados pelo descarte dos painéis; registrar uma análise técnica sobre as tecnologias propostas. Desse modo, o presente estudo poderá ser utilizado como fonte de consulta para usuários de painéis fotovoltaicos, técnicos, engenheiros e a todos os interessados em conhecer mais a respeito do assunto.

Autor: ANTÔNIO LÚCIO DE OLIVEIRA SOUZA NETO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »