saneamento basico

Gerenciamento de resíduos sólidos em uma indústria têxtil

Resumo

Este trabalho teve a finalidade de analisar e avaliar um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais, em uma indústria têxtil da região metropolitana de Porto Alegre – RS. Nele se apresentou os conceitos de resíduos sólidos industriais, sanções legais e critérios de classificação de resíduos sólidos. Buscou-se identificar todos os resíduos sólidos industriais gerados, descrever a seleção, classificação e quantificação dos resíduos sólidos. Apresentaram-se definições quanto à: segregação, pontos de coleta, quantificação, acondicionamento, armazenamento temporário e destino final. E fez-se a avaliação e definição das áreas de armazenamento temporário. A caracterização do estudo realizado foi uma pesquisa em forma de estudo de caso descritivo e exploratório. Com as definições apresentadas quanto a segregação, pontos de coleta, quantificação, acondicionamento, armazenamento temporário e destino final, e, a definição das áreas de armazenamento temporário acredita-se que a empresa venha a cumprir a condicionante de sua licença de operação de for- ma eficaz.

Introdução

A tomada de consciência da sociedade, frente às questões ambientais, e as exigências da legislação, que se tornam cada vez mais restritivas, tem impulsionado o setor industrial a tomar ações concretas em direção à melhoria da qualidade de vida no planeta. A indústria proativa é obrigada a assumir o seu papel de corresponsável, tornando-se parceira de segmentos representativos da sociedade. Já não basta que as empresas, apenas apresentem uma melhoria contínua na qualidade se seus serviços e produtos, agora, elas estão sendo pressionadas a demonstrar que são capazes de oferecer produtos menos agressivos ao meio ambiente. E, é nesse contexto, que se inclui a necessidade de um gerenciamento eficaz dos resíduos só- lidos industriais gerados pela indústria têxtil. Torna-se necessário o desenvolvimento de técnicas de gerenciamento de resíduos que proporcionem adequação a segregação, identificação, classificação, acondicionamento e armazenamento interno ade- quado de seus resíduos sólidos industriais gerados conforme determinam as condicionantes da Licença de Operação da empresa em questão.

Visando alcançar o que propõe este estudo de caso, o trabalho apresentado contemplará duas etapas. A primeira delas, compreendida como o planejamento da pesquisa, é composta pelos capítulos 1,2,3,4. O primeiro capítulo e formado por esta introdução. No segundo, as etapas de contextualização do tema, problema e justificativa do projeto. Em seguida, no capítulo 3 são apresentados os objetivos gerais e específicos. No quarto os procedimentos metodológicos.

A etapa final deste relatório é composta pelo desenvolvimento da pesquisa e é formada pelos capítulos 5, 6 e 7, que apresentam os dados coletados, a análise feita e as sugestões de melhoria, bem como as referências.

Autores: Lucimone Salete Rodrigues e Jairo Afonso Henkes.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »