saneamento basico
Resíduos sólidos na biodiversidade

Panorama dos impactos causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos na biodiversidade

Resíduos sólidos na biodiversidade

Resumo

A biodiversidade esteve e está em constante transformação natural, mas devido às ações exercidas pelo homem, seja pela extração de recursos naturais e consequentemente a geração de poluição pelo descarte inadequado dos resíduos, acelerou a extinção de espécies e matérias-primas aplicadas no processo de produção.

Nesse cenário, a extração para produção de novos produtos necessitou da transformação física e química dos resíduos e, portanto, a adoção de tecnologias específicas para o tratamento e disposição final ambientalmente correta.

Todavia, nem todos os tipos de resíduos gerados são descartados de forma ambientalmente correta, ocasionando diversos impactos na biodiversidade.

Nesse sentido, o estudo objetivou identificar os impactos causados pelo descarte irregular dos resíduos sólidos no meio ambiente.

A metodologia aplicada consistiu em uma revisão sistemática considerando o descarte inadequado e os impactos gerados pelos resíduos entre 2018 e 2022.

Ficou constatado que os resíduos mais gerados foram os industriais e os urbanos, sendo o plástico, o principal causador dos problemas para a biodiversidade, pela poluição de oceanos, terra e ar, demonstrando a necessidade de maior participação dos governos na adoção de políticas públicas para os resíduos gerados.

Autores: Robério Satyro dos Santos Júnior e Roberto Rodrigues de Souza.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »