saneamento basico

RESÍDUOS URBANOS E SAÚDE AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

Resumo

O processo de urbanização crescente trouxe uma nova realidade envolvendo a geração e a adequada disposição de resíduos sólidos. Tal aspecto é muito comum a vários municípios brasileiros e Presidente Prudente-SP encontra-se em meio a essa questão. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a maneira encontrada pela administração pública municipal para gerenciar a disposição desses resíduos no período entre 1923 a 2020. Para tanto, a metodologia utilizada foi o levantamento de dados a partir da documentação direta e indireta, bem como a adoção da técnica da observação direta intensiva e entrevistas realizadas junto a órgãos públicos municipais. Conclui-se  que a administração pública municipal tem um longo caminho a percorrer e ações a realizar para chegar a uma forma de gerenciamento que propicie um mínimo de danos à saúde ambiental do município.

Autoras: Edilene Mayumi Murashita Takenaka.

Artigo Completo 

 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »