saneamento basico
Reúso Irrigação Brasil

Potencial de reúso de água para irrigação nas regiões hidrográficas brasileiras

Reúso Irrigação Brasil

Resumo:

Primeiramente o presente trabalho realizou uma avaliação do potencial de reaproveitamento de efluentes de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETEs) para irrigação nas 12 Regiões Hidrográficas brasileiras (RBHs).

Para tanto, inicialmente, foram categorizadas as ETEs e estimada a vazão do efluente.

  • A categoria 1 representa o efluente secundário com eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 80%;
  • A categoria 2 representa o efluente que passou por alguma etapa de desinfecção;
  • e os efluentes com desempenho inferior às demais categorias foram denominados ‘Sem categoria’.

Então em seguida, foram compiladas as demandas de água para irrigação de cada BHR e, por fim, foi comparada a produção de água para reaproveitamento com a demanda para irrigação.

Contudo assim, observou-se que todas as vazões de esgoto geradas no Brasil classificadas nas Categorias 1 e 2 representam 9% da demanda total de água para irrigação do país (1.078,71 m 3 /s) e destaca-se que apenas 7% das vazões tratados no Brasil passam por uma etapa de tratamento terciário.

Reúso Irrigação Brasil

Portanto embora o Brasil tenha grandes reservas de água, cerca de 12–16% do total disponível no mundo ( Ramos 2016 ), mas sua disponibilidade de água não está distribuída uniformemente em todo o seu território.

Em suma aproximadamente 260 mil m 3 /s de água passam pelo território brasileiro e desse montante. Mas 80% está na região Amazônica, onde há a menor parcela da população e a menor demanda de uso de água ( ANA 2018 ).

Fonte: Instituto Reúso de Água.

LEIA O TRABALHO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Política de Gerenciamento Resíduos Sólidos

Política de gerenciamento de resíduos sólidos em instituições públicas

O presente estudo aborda a problemática ambiental da geração de resíduos sólidos e a inadequação do gerenciamento destes nas instituições públicas. Considerando as limitações das opções de destinação final para os resíduos, é imprescindível minimizar as quantidades utilizadas dentro destas organizações por meio da redução, reutilização e reciclagem. Diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos e em consonância com a agenda 2030, busca-se contribuir e apontar caminhos para o enfrentamento da grave questão.

Leia mais »
Rio Lixo Reciclável

Rio produz 17000 mil toneladas de lixo por dia; 40% do total é reciclável

Em um intervalo de 12 anos, a geração de resíduos sólidos urbanos no estado do Rio de Janeiro teve um incremento de 363 toneladas por dia. O volume adicional produzido representa mais 2,6 estádios do Maracanã preenchidos de lixo do chão ao topo anualmente. Os dados fazem parte de um levantamento inédito feito por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências do Meio da Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Leia mais »
Tratamento de Efluentes Gratt

Como o Correto Tratamento de Efluentes pode impactar a Natureza?

Como o correto tratamento de Efluentes Sanitários impacta na natureza e na sociedade como um todo? Você sabia que o tratamento adequado de efluentes sanitários tem um papel crucial na preservação da natureza? Quando o esgoto não recebe o tratamento necessário, ele acaba sendo despejado diretamente em rios, lagos e oceanos, causando sérios danos ao meio ambiente.

Leia mais »
Saneamento Básico Escolas Creches

Senado quer prioridade em saneamento básico nas escolas e creches públicas

Nesta terça-feira (20/2), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará o Projeto de Lei (PL) 2.298/2021 que assegura prioridade de acesso ao saneamento básico para escolas e creches públicas. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto busca modificar as diretrizes nacionais para o saneamento básico, garantindo que instituições de ensino tenham acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos.

Leia mais »