saneamento basico
Rodovias saneamento investimentos Brasil

Rodovias e saneamento devem continuar atraindo investimentos no Brasil

Rodovias saneamento investimentos Brasil

Espera-se que os setores de rodovias e saneamento mantenham seu ritmo em termos de investimentos e novos contratos.

Há inúmeras concessões e leilões de contratos de parcerias público-privadas (PPPs) em ambos os setores, e eles até agora permaneceram resilientes aos efeitos da guerra comercial global.

A maioria dos membros destes setores está optando por financiamento de curto prazo, dada a Selic em 14,25%. O que pode criar oportunidades para que players do segmento de project finance aproveitem uma onda de necessidades de refinanciamento a taxas mais atraentes.

LEIA TAMBÉM: Iniciativas de PPPs no setor de resíduos sólidos somam R$ 27,3 bilhões

Roberto Guimarães, ex-secretário do Tesouro Nacional e atual diretor de planejamento e economia da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), conversou com a BNamericas sobre as perspectivas.

Rodovias saneamento investimentos Brasil

BNamericas: Quais são os segmentos de infraestrutura com maior potencial de atração de investimentos e negócios no Brasil nos próximos 12 meses?

LEIA TAMBÉM: Europa quer reforçar prevenção da poluição por microplásticos

Guimarães: Rodovias e saneamento básico são os segmentos mais adiantados em termos de leilões já ofertados e ainda a serem oferecidos, tanto pelo governo federal quanto nos governos estaduais.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »