saneamento basico

Índices de saneamento ambiental em regiões hidrográficas do estado do Rio de Janeiro

Resumo

Muitos são os desafios relacionados ao saneamento ambiental no Brasil, cujos resultados apresentados nos índices, na maioria das vezes, são insatisfatórios em relação aos valores obtidos na média global e aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. No Estado do Rio de Janeiro a situação não é diferente, alcançando para alguns índices uma posição bastante insatisfatória em relação aos demais Estados brasileiros. O presente estudo se propôs a obter, aplicar e classificar índices de saneamento ambiental por regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (RHRJ). Para tal foram selecionados 17 indicadores e 10 sub-índices agrupados em 4 categorias: Cobertura, Eficiência, Demanda e Gestão. A partir dos indicadores e referências, foram aplicadas equações específicas e estabelecidas e pontuadas classes para cada sub-índice, sendo as classes: Satisfatório (verde=3), Aceitável (amarelo=2) e Insatisfatório (vermelho=1). Os valores obtidos para os sub-índices foram somados por município e, posteriormente, efetuou-se uma média por RHRJ, obtendo-se o índice final. A última etapa foi realizar um ranqueamento das RHRJ em função do índice final. Observou-se que não há uma tendência de uma RHRJ apresentar todos os sub-índices insatisfatórios ou satisfatórios, eles são variáveis. A RHRJ VI (Lagos São João) foi a que apresentou maior frequência de sub-índices classificados como Satisfatório, com exceção dos sub-índices Perdas na distribuição e Plano municipal de saneamento em que apresentou classificação Insatisfatório. A classe Aceitável esteve mais presente nos sub-índices Coleta de Esgoto e ICMS Ecológico. Já as RHRJ II e IX (Guandu e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana) foram as que apresentaram a maioria dos sub-índices na classe Insatisfatório. O método aplicado contribuiu para se ter um panorama integrado da situação de saneamento ambiental nas RHRJ.

Autoras: Tatiana Lourenço e Rachel Bardy Prado.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Cidade brasileira está sendo invadida pelo mar

Cidade brasileira está sendo invadida pelo mar, prédios estão tortos e solução pode custar R$ 200 milhões para conter alagamentos, modernizar drenagem e proteger mais de 200 mil moradores nos próximos anos

Recursos aprovados pelo BNDES serão usados na estruturação de intervenções de drenagem, canais, comportas e proteção costeira em Santos. A execução depende de projetos e licenciamento. A correção dos edifícios inclinados segue em uma frente financeira separada.

Leia mais »