Saneamento Básico Regiões Brasileiras
Por: Por Bruno Maffi
Resumo:
A cidade de Campinas (SP) ocupa a primeira colocação do Ranking Nacional de Saneamento Básico, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a consultoria GO Associados.
O município, que no ano anterior era o terceiro colocado, subiu ao apresentar níveis elevados de cobertura, eficiência operacional e investimento nos serviços de água e esgoto.
Na análise do instituto, o resultado reforça o avanço de cidades do Sudeste na área de saneamento e, ao mesmo tempo, expõe o contraste com municípios de regiões do país que ainda enfrentam déficits estruturais profundos. A lista considera os 100 municípios mais populosos do Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento, ano-base 2023.
O Instituto Trata Brasil evidencia a necessidade da discussão sobre saneamento como prioridade nas políticas públicas.
“Enquanto país-sede de um dos maiores eventos de sustentabilidade do mundo, a COP 30, se abre a oportunidade para que sejam discutidos profundamente os temas de água e saneamento, a fim de que se encaminhem soluções coletivas que vão ao encontro da universalização dos serviços no menor tempo possível”, aponta Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do Instituto.
Saneamento Básico Regiões Brasileiras
O avanço nos investimentos por habitante para o saneamento é citado no ranking como medida para que o país alcance a universalização dos serviços até 2033, conforme estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento.
“Nós tivemos um avanço de investimentos. Enquanto no ano de 2022 foram contabilizados R$ 111 por ano por habitante, em 2023 foram R$ 126, acréscimo de 13%”, compara o Instituto Trata Brasil.