saneamento basico
Sistema Lodo Ativado ESG

A eficiência do sistema de lodo ativado como ferramenta ESG

Sistema Lodo Ativado ESG

Resumo:

Neste trabalho foi realizada uma análise sobre os benefícios da utilização do lodo de esgoto em atividades agrícolas e a consolidação do conceito ambiental, social e governança (ESG) nessa área.

O tratamento de efluentes é um processo que permite o reuso da água que foi exposta a produtos químicos ou de destinação doméstica, conhecido como esgoto, ao final desse processo gera-se o lodo.

Portanto as estações de tratamento geram toneladas de lodo por ano. O descarte incorreto desse resíduo pode agravar ainda mais as condições ambientais afetando os corpos hídricos, e extinguindo a fauna e flora.

LEIA TAMBÉM: Regulamento europeu sobre desflorestação vai ser simplificado

Então as boas práticas incentivam um olhar consciente no meio empresarial sobre seus processos e o desenvolvimento sustentável.

Sistema Lodo Ativado ESG

Em suma o descarte correto do lodo gera benefícios para o cultivo das plantações e do solo, devolvendo os nutrientes e reequilibrando o pH.

A responsabilidade empresarial tem ponto significativo para o meio ambiente. Mas as empresas e estações de tratamento que geram maior volume de resíduo, é de extrema importância a preservação dos recursos naturais para que as próximas gerações possam desfrutar e ter uma qualidade de vida.

Autora: Roselayne Moreira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »