saneamento basico
Sistemas de carvão ativado para controle de contaminantes orgânicos

Sistemas de carvão ativado para controle de contaminantes orgânicos

O carvão ativado granular (GAC) remove compostos orgânicos dissolvidos, compostos clorados e traços de produtos farmacêuticos que outras tecnologias não conseguem tratar de forma eficaz.

Sistemas de carvão ativado para controle de contaminantes orgânicos

Dimensione os contatores GAC usando a abordagem de tempo de contato em leito vazio, com EBCT variando de 10 a 30 minutos, dependendo dos contaminantes alvo. Tempos de contato mais curtos funcionam para compostos facilmente adsorvidos, como solventes clorados. Enquanto tempos mais longos, entretanto, são necessários para compostos orgânicos complexos ou baixas concentrações de ruptura.

Considere a economia da regeneração de carbono desde o início do processo de projeto. A regeneração térmica no local torna-se rentável com taxas de substituição de carbono superiores a 450 kg por mês. Instalações menores normalmente utilizam carbono virgem com regeneração ou descarte externo.

Como dimensionar projetos de reutilização de água com tecnologias inovadoras de água

As pressões da escassez hídrica e as regulamentações mais rigorosas sobre o descarte de água estão levando instalações industriais e operadores municipais a implementar estratégias abrangentes de reúso de água.

No entanto, projetos bem-sucedidos de reúso de água exigem uma definição metódica do escopo que adapte as tecnologias de tratamento a parâmetros específicos de qualidade da água e restrições operacionais. Essa abordagem sistemática evita o superdimensionamento dispendioso, garante a conformidade regulatória e maximiza o retorno sobre o investimento.

Leia a matéria completa em: Environmental Expert

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »