saneamento basico

Sustentabilidade urbana no estado do Pará

 

Resumo

O crescimento desordenado cria disparidades sociais, além de degradação em sistemas naturais e artificiais. Esses problemas se atenuam com o desenvolvimento urbano, impedindo de uma cidade ser sustentável, diminuindo a qualidade de vida, não irá existir equidade social, assim como o aumento da poluição e dos índices de violência, para alcançar sustentabilidade um município deve estar munido dados e informações que detectem pontos a serem melhorados no desenvolvimento, tendo em vista essa situação este artigo objetivou-se em realizar um ranking de sustentabilidade com índices que representam a realidade urbana de municípios paraenses, e analisar individualmente cada local. Os municípios paraenses analisados precisam traçar estratégias para melhoria da sustentabilidade urbana, pois não apresentaram bons resultados quando analisados individualmente nos parâmetros social, mobilidade e acessibilidade, econômico e social.

Introdução

As cidades passaram por um desenvolvimento não planejado que resultou em modificações nos ambientes urbanos, em uma perspectiva ambiental, existe o aumento da degradação das áreas urbanas e o esgotamento de sistemas naturais, assim como depredação dos artificiais.

Esse processo de urbanização acelerado e sem nenhum planejamento tem como consequência não somente problemas estruturais ao meio, mas também conflitos sociais, aumento da poluição e da violência, dentre outros, resultando em espaços urbanos com o desenvolvimento comprometido (Amadeoet al., 2017; Salleset al.,2019).

Passos, Silveira, Pita, Braga e Silveira (2013) destaca que a expansão urbana quando ocorre de forma desequilibrada os processos podem resultar em condições que favoreçam ao aumento de desigualdades sociais e espaciais, então há a necessidade de uma profunda reflexão sobre o crescimento urbano e sua gestão.

Percebe-se que a gestão deve estar munida de dados e informações que detectem pontos a serem melhorados no desenvolvimento de uma cidade, ação necessária para tornar-se um centro urbano sustentável, para tal situação existem índices e taxas de diferentes dimensões, mas é necessário criar um conjunto que as integre e aponte onde deve ser realizada uma ação.A política urbana tem de responsabilizar-se do direito sustentável (Brasil, 2001), objetivando-se em ordenar o desenvolvimento urbano, entendendo a cidade como um objeto de função social, deve ser dado o direito à terra urbana, saneamento ambiental, infraestrutura, transporte, trabalho e lazer.

Autores: Peri Guilherme Monteiro da Silva; Leonardo Augusto Lobato Bello; Maria Lúcia Bahia Lopes e Rosália do Socorro Silva Corrêa.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »