Tratamento Água Lastro Ozônio
Resumo:
Os transportes marítimos atualmente representam um grande impacto para economia global, pelo fato de serem os maiores transportadores de bens e serviços a nível mundial.
A estabilidade e segurança do navio fazem parte do sucesso das embarcações.
Esta estabilidade é fornecida pela água de lastro que é um fator crucial nos processos de carga, descarga do navio. A água de lastro utilizada nos navios é tida como um dos principais vetores de transferência mundial de espécies exóticas e patogênicas que vêm causando muitos impactos ambientais, sociais e econômicos.
Então o objetivo deste trabalho consistiu na análise de eficiência do sistema de oxidação com ozônio no tratamento da água de lastro simulada em laboratório com as bactérias Eschirichia coli e Salmonella thiphymirium, bactérias que são muito encontradas em águas de lastros de navios.
Tratamento Água Lastro Ozônio
Portanto os resultados obtidos através da metodologia utilizada foram satisfatórios. Os testes indicaram que o pH influencia no tempo de morte das bactérias, sendo assim foi possível afirmar que as caraterísticas da água afetaram o tempo de desinfecção da água com ozônio.
Em suma o ozônio teve maior velocidade de tratamento em pH ácido. Foi possível a adequação da água nos padrões legais de lançamento estabelecidos pela IMO (Organização Marítima Internacional).
Autor: Júlio Ricardo Mendel.