saneamento basico
Tratamento de esgoto Serraria

A Influência da estação de tratamento de esgoto Serraria na qualidade da água do Lago Guaíba – RS

Tratamento de esgoto Serraria

Resumo:

O Lago Guaíba é o principal corpo hídrico da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba (BHLG). A BHLG possui uma área de 2.919 km² compreendendo cerca de 14 municípios com uma população total estimada de 1.344.982 habitantes e uma taxa de urbanização de 98,5%.

Como resultado dos investimentos do Projeto Integrado Socioambiental (PISA), a partir do ano de 2014 começou a operar em Porto Alegre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, juntamente com o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ponta da Cadeia.

A operação conjunta das duas obras possibilitou que uma grande quantidade de esgoto sanitário. Antes lançado in natura no canal de navegação do Lago Guaíba, fosse destinado ao tratamento na ETE Serraria. Capaz de tratar até 4100 L/s de esgoto. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência que implantação da ETE Serraria teve sobre a qualidade da água do Lago Guaíba.

Os dados utilizados na pesquisa foram cedidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e são referentes as amostras de água analisadas entre os anos de 2010 e 2022 no Lago Guaíba. Os procedimentos metodológicos consistiram na análise de dados de nove parâmetros de qualidade da água, a aplicação de técnicas estatísticas como a Análise de Componentes Principais (ACP) e Teste de Wilcoxon, a classificação dos parâmetros segundo a Resolução nº 357/2005 do CONAMA, e o cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA) com o intuito de comparar a qualidade da água do Lago Guaíba entre os períodos anterior a inauguração da ETE Serraria (janeiro de 2010 a março de 2014) e posterior a sua inauguração (abril de 2014 a novembro de 2022).

Para as análises estatísticas, utilizou-se os softwares Excel e R, enquanto para o cálculo do IQA, foi utilizado o software Qualigraf. A ACP para ambos os períodos teve 75% de sua variância total explicada pelos quatro primeiros componentes principais, sendo o primeiro componente principal da ACP do período anterior fortemente relacionado à DBO, Escherichia Coli e Fósforo Total, enquanto o primeiro componente do período posterior explicado majoritariamente pela Turbidez e Sólidos Totais e Fósforo Total.

LEIA TAMBÉM: Grande Inauguração da Nova Fábrica de Bombas de Fusos NOTOS® da NETZSCH no Brasil

Tratamento de esgoto Serraria

Em suma os resultados do teste de Wilcoxon apontaram para medianas significativamente diferentes para o parâmetro DBO nos pontos 41B e 86A. Para Escherichia Coli nos pontos 38, 86A, 41B, 45E, 50 e 60. A classificação segundo a Resolução nº 357/2005 do CONAMA teve o Fósforo Total categorizado como classe 4 em todos os pontos de monitoramento do DMAE. Enquanto a Escherichia Coli foi classificada como classe 4 principalmente nos pontos mais próximos a áreas urbanizadas, enquanto nos demais pontos apresentou melhorias nos anos posteriores a 2014.

Quanto ao IQA, se verificou que o Lago Guaíba possui uma boa qualidade da água. Principalmente nos pontos situados mais distantes da área de maior concentração urbana (50, 60 e 47-8D). Em suma, a metodologia aplicada e alguns dos resultados demonstraram que a ETE Serraria tem desempenho satisfatório. Basicamente em relação à diminuição da concentração do parâmetro Escherichia Coli, principal indicador de contaminação por esgoto doméstico, nas águas do Lago Guaíba.

Autor: Guilherme Pedro Schaffer.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: