saneamento basico
Tratamento dos efluentes hospitalares

O tratamento dos efluentes hospitalares como elemento primordial para a sustentabilidade

Questões relacionadas ao tratamento dos efluentes hospitalares se destacam pela sua produção e refletem nos corpos hídricos e degradação na qualidade da água, com impactos negativos na saúde humana e ao ecossistema. Este estudo objetivou identificar a importância do tratamento dos efluentes hospitalares como forma de minimizar os impactos à saúde da população e ao meio ambiente.

O tratamento dos efluentes hospitalares como elemento primordial para a sustentabilidade

Os resultados revelaram que a gestão dos efluentes é desafiadora nos países em desenvolvimento. Estudos mostram a presença de substâncias químicas, medicamentosas e patógenos em águas residuais. Prejudiciais à saúde humana como veículos de transmissão e disseminação de doenças, prejuízo ao meio ambiente e contaminação dos corpos hídricos.

Processos biológicos, estação de tratamento e parceria com empresas podem ser uma grande aliada no monitoramento, remoção de compostos orgânicos e farmacêuticos e geração de mudanças nos modelos de gestão. Conclui-se que achados na literatura são insuficientes no que tange ao volume, tratamento adequado e segregação da fonte geradora.

É necessária uma discussão ampla que possibilite a implantação de tecnologias e práticas inovadoras, mitigando os impactos ambientais e prejuízos à população.

Autores: Rosemere Saldanha Xavier; Agnaldo José Lopes e Tayná Saldanha Xavier dos Santos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »