Manter a estabilidade de degradação de DBO com o aumento de vazão da ETE.
Projeto
O sistema de tratamento da cidade de OG, em Israel, recebe parte do esgoto gerado na cidade de Jerusalém.
A ETE é composta por lagoas aeradas e facultativas, divididas em duas linhas, 1 e 2, conforme figura abaixo:
A linha 1 recebe cerca de 60% da vazão diária de efluente.
DBO média de saída final de 30 mg/L.
A vazão diária média era de 25.600 m³/dia entre o período de novembro-18 a março-2019.
Devido à novas ligações de redes de esgoto houve um aumento de 7% na vazão.
Por conta do aumento de vazão era esperada uma queda na taxa de oxigenação do sistema e, consequente queda na eficiência total do sistema para degradação de carga orgânica.
Preocupados em atender a rigorosa legislação israelense, os dirigentes de OG optaram por utilizar as soluções biotecnológicas da SUPERBAC em uma das linhas como forma de avaliação de uma possível manutenção de eficiência em degradação de carga orgânica, sem qualquer alteração física no sistema de tratamento.
Em novembro de 2019, a SUPERBAC iniciou as dosagens de suas soluções biotecnológicas na linha 2.
Resultados
Como apresentado no gráfico 1, entre os meses de novembro-2019 e março-2020, a Linha 1 (sem tratamento SUPERBAC) obteve valores absolutos médios de DBO, na saída final da linha, de 57 mg/L, sendo que a Linha 2 (com tratamento SUPERBAC), obteve valores absolutos médios de DBO, na saída final da linha, de 40 mg/L, uma redução de 13 % em relação à Linha 1.
No gráfico 2, apresentamos os resultados comparativos de DBO da saída final unificada, ou seja, a junção da saída das linhas 1 e 2 entre os períodos de novembro-2018 a março-2019 (sem dosagens SUPERBAC) e novembro-2019 a março-2020 (com dosagem SUPERBAC) com as vazões médias aferidas em cada período.
Como expressado no gráfico 2, houve uma redução de 40% no valor absoluto médio de DBO (mg/L) na saída final unificada das linhas 1 e 2 e aumento de 7% na vazão média (m³/dia) entre os períodos sem tratamento SUPERBAC (novembro-2018 a março-2019) e com tratamento SUPERBAC (novembro-2019 a março-2020).
Com base nos resultados obtidos, o tratamento foi expandido para a linha 1.
A unidade, chamada de Biometano Sul, deve criar gás natural renovável equivalente a 12,5 mil botijões de gás ao dia, reutilizando lixo orgânico que é descartado por 85 municípios do estado. O local foi construído em uma área da CRVR, que atende entre outros municípios, Porto Alegre.
O saneamento básico é um dos maiores desafios estruturais do Brasil, com impactos diretos sobre a saúde pública, o meio ambiente e a redução das desigualdades sociais.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou, no último mês, um decreto que flexibiliza as normas para a importação de resíduos sólidos para o Brasil. A medida, no entanto, foi vista pelos especialistas como um risco para o desenvolvimento da economia sustentável do país.
O governo do estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro, planeja realizar em 18 de dezembro um leilão para oferta de contratos de concessão de saneamento, que deve gerar investimentos no valor de 19 bilhões de reais (US$ 3,5 bilhões).