saneamento basico
Tratamento de Esgoto Remoção Nitrogênio

Proposta de Tratamento de Esgoto com remoção adicional de nitrogênio como alternativa à ETE Leste em Teresina – PI

Tratamento de Esgoto Remoção Nitrogênio

Resumo:

A Eutrofização é um dos principais problemas ambientais provenientes da ação humana nos corpos hídricos, ela ocorre pela alta oferta de nutrientes, dentre eles o nitrogênio (N).

No entanto, os sistemas de tratamento do município de Teresina (PI) são compostos majoritariamente por lagoas de estabilização, que geralmente não focam na remoção de nutrientes e demandam grandes áreas, recurso cada vez mais escasso.

A pesquisa objetivou comparar a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade a um sistema alternativo. Dimensionado requerendo menos área e com alta eficiência na remoção de nitrogênio, de matéria orgânica e de agentes patógenos (Coliformes).

Em contado com a concessionária responsável pela estação, obteve-se os dados de vazões mensais e valores médios de pH e temperatura. Além dos valores da DBO e DQO do esgoto bruto.

Outros parâmetros de interesse, como as concentrações de nitrogênio amoniacal, de sólidos totais e a densidade de coliformes fecais e totais.

Tratamento de Esgoto Remoção Nitrogênio

Fez-se o uso da literatura pertinente para estimar a eficiência teórica do sistema existente e dimensionar o sistema alternativo. A área requerida pela estação alternativa foi de 4.384,40 m², 96% menor que os 110.750 m² da atual.

Estimaram-se, no sistema atual, eficiências de 30,90% para remoção de N, 95,60% para DBO e 83,84% para coliformes. Já o sistema alternativo atingiu 76,47% de eficiência na remoção de N, 95,00% para DBO e 99,96% para coliformes.

Autores: Antônio Guilherme Miranda Moura; Carlos Henrique da Costa Brauna; Danilo Prado Pires.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: