saneamento basico

Avaliação de estratégias para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a rota proposta para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. Nesse estudo foi, primeiramente, analisado os documentos disponibilizados pela prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, a saber: (1) Memorial descritivo do projeto do aterro sanitário intermunicipal, (2) Estudo de autodepuração do Córrego da Estiva, (3) Planta de arranjo geral do aterro e plantas da ETP (proposta inicial), e (4) Proposta técnica do novo sistema de tratamento de percolados.

Introdução

O aumento da geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) tornou-se um grande desafio para a nossa sociedade, isso porque, existem vários problemas ambientais e econômicos associados ao seu descarte. Comparado a outras tecnologias, como incineração e compostagem, o descarte de RSU em aterros sanitários é um método relativamente rápido, barato e amplamente empregado para o gerenciamento deste resíduo 1,2. Acredita-se que aproximadamente 95% de todo RSU coletado em todo o mundo seja descartado em aterros 3 . No entanto, a instalação de aterros sanitários geralmente cria algum risco, uma vez que o descarte de resíduos dentro ou fora destes aterros resulta inevitavelmente na liberação de componentes perigosos para o meio ambiente. Embora os aterros modernos sejam instalações projetadas para eliminar ou minimizar o impacto adverso dos resíduos, a geração de lixiviados ainda é um grande problema para os aterros sanitários, representando uma ameaça à integridade do solo, águas superficiais e subterrâneas 4,5 .

Autores: Liséte Celina Lange DSc; Míriam Cristina Santos Amaral DSc; Victor Rezende Moreira e Yuri Abner Rocha Lebron.

Artigo Completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »