saneamento basico

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

Resumo

O uso racional da água nas atividades produtivas tem sido o fator relevante para produção de alimentos. O consumo de água na industrialização de bovinos, suínos e aves são conhecidos na literatura, sendo necessário expandir os estudos para a industrialização de pescado. Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte. O tratamento de efluentes e características dos recursos hídricos utilizados também foram analisados. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas em quinze entrepostos da região oeste do Paraná. Os entrepostos avaliados foram divididos em grupos de acordo com sua estrutura física e o selo do sistema de inspeção sanitária de produtos de origem animal. Os resultados apontam para a consumo médio de 19,64 litros de água para a produção de 1kg de filé de tilápia. Em geral, os efluentes não são monitorados, sendo necessário melhorias no processo de tratamento dos resíduos, prevenindo impactos ambientais decorrentes da industrialização da tilápia.

Autores: Aldi Feiden; Marlise Aparecida dos Santos de Napoli; Humberto Rodrigues Macedo; Antonio Carlos Chidichima; Arlindo Fabrício Corrêia e Adriana Maria de Grandi.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »