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Concepção do uso e desuso de resíduos sólidos numa abordagem investigativa de cunho social

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • março 10, 2022

 

Resumo

As catástrofes ambientais relatadas como os principais eventos no planeta chegam a ser insignificantes, quando comparados aos danos cumulativos, que por muitas vezes são provocados pela grande quantidade de poluentes menores disponibilizados ao meio ambiente de forma aleatória e intensificada. Os inúmeros danos ambientais, resultantes das práticas inadequadas das disposições dos resíduos têm aumentado a preocupação da população do planeta sobre a temática e estimulado a implantação de legislações voltadas à indústria, quanto a geração e destino dos produtos e seus respectivos descartes. No entanto esse mercado integrado à sociedade são detentores de uso e desuso de uma quantidade demasiada de resíduos sólidos, comumente conhecido como lixo, os quais comprometem todos os ecossistemas da terra. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo compreender concepções quanto a problemática voltada ao descarte dado aos resíduos com a intenção de promover mudanças atitudinais que garantam a preservação dos ecossistemas. A pesquisa foi realizada com dois grupos de pessoas: um grupo de cidadãos voluntários que realizam coleta de lixo na praia da Ponta Negra-AM (Grupo A) e o outro de estudantes da rede pública de Manaus-AM (Grupo B). Os resultados evidenciaram que embora tenham consciência dos impactos causados pelo descarte inadequado do lixo, ainda persistem muitos conceitos e hábitos errôneos nos dois grupos pesquisados, sugerindo a necessidade de trabalhos mais efetivos na educação formal no que concerne ao tema, visando assim um equilíbrio entre o retirar da natureza, consumir e descartar. Acreditamos que a educação ambiental é o caminho para que cada indivíduo mude hábitos assumindo novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e promovam a conservação e melhoria da qualidade de vida em harmonia com os recursos naturais.

Introdução

O ser humano manipula os recursos naturais de forma imprópria e isso tem ocasionado efeitos negativos para a natureza. A Educação Ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas para que essas desfrutem dos recursos oferecidos pelo meio ambiente sem violá-lo, tentando um equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

A humanidade com o passar do tempo interviu e modificou a natureza em função de usufruir melhor dos recursos naturais. Assim criou novos modelos de vida, e como resultado novas necessidades foram crescendo e os seres humanos foram elaborando novas técnicas para suprirem essas necessidades, muitas delas decorrentes do consumo e da produção (SANTOS; FARIA, 2004).

De acordo Mazzer e Cavalcanti (2004) vivemos num ecossistema no qual os recursos são limitados onde há uma postura exaustivamente consumista e descartável que poderá comprometer a qualidade de vida da espécie dominante, pois tratam-se de danos cumulativos de ação constante e gradativa.

No Brasil no âmbito das políticas públicas, mas especificamente na Política Nacional do Meio Ambiente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que se desmembra em Políticas e Planos Estaduais de Resíduos Sólidos há o propósito de encontrar soluções para a destinação do lixo, hoje conhecido como resíduo sólido, como também a intenção de elaborar planos de gerenciamento dos resíduos sólidos para as comunidades (MAIA et al. 2018).

Perante uma realidade insustentável onde a tecnologia e o aumento da população avançam, lado a lado, a destruição da natureza é um fator alarmante. Em razão disto se faz necessária uma Educação Ambiental que sensibilize a população no que diz respeito aos limites dos recursos naturais e as consequências do descarte inadequado de lixo, para uma melhor qualidade de vida, protegendo o meio ambiente e tentando estabelecer o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vivem.

Autores: Sofia Simões Pinto; Lucilene da Silva Paes; Adriano Teixeira Oliveira; Anderson Colares Soares; André Alfonso Peixoto e Danielle Cristina Oliveira Ferreira.

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