saneamento basico

Convênio com Arsesp vai atualizar planos municipais de saneamento

Convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) vai atualizar os planos municipais de saneamento de 273 cidades do Estado.

Neste novo contrato serão investidos R$ 10,6 milhões para as revisões e atualizações dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

“Esses planos visam garantir a prestação dos serviços de saneamento básico de forma articulada com as demais políticas públicas correlatas ao setor. O objetivo é o de alinhar e promover o adequado desenvolvimento sustentável das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população, além de modernizar os planos e torná-los compatíveis com a realidade”, diz o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O convênio vai permitir que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente efetue a contratação de empresas especializadas para atualização dos planos municipais de saneamento básico. Para isso, será feito um diagnóstico da situação do abastecimento de água potável e esgotamento sanitário e de seus impactos nas condições de vida da população.

Água potável e esgotamento sanitário

“São 311 municípios fiscalizados pela Agência no Estado de São Paulo, destes, 273 não possuem planos atualizados por falta de recursos financeiros ou técnicos”, afirma o diretor-presidente da Arsesp, Hélio Luiz Castro.

A cada quatro anos, os planos municipais de água potável e esgotamento sanitário devem ser atualizados conforme a Lei de Diretrizes Nacionais para Saneamento Básico do Governo Federal n° 11.445/2007.

Fonte: São Paulo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »