saneamento basico

Sistema de captação de chorume em aterro Sanitário

Resumo

Este trabalho aborda a importância de um sistema de captação do chorume em um aterro sanitário, e tem como objetivo geral reunir os métodos e técnicas mais relevantes para a captação de chorume utilizados no Brasil. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica, análise de artigos e normas brasileiras publicados entre 1992 a 2016. Os Resíduos Sólidos são os principais geradores de chorume sendo um grande problema para muitas cidades, e o local de tratamento e disposição do mesmo são os aterros sanitários. Foi visto que o principal impacto causado pelo descarte inadequado pelo percolado ocasiona graves danos ao meio ambiente, à saúde pública, sendo o lençol freático o maior prejudicado. A eficiência da gestão do sistema de captação percolado nos aterros sanitários está diretamente ligada a interação do poder público, privado, sociedade e nos vários segmentos envolvidos, e com a tecnologia que vem avançando ao longo dos anos.

Introdução

O aterro sanitário é o sistema de disposição e tratamento de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), mais viável e utilizado no Brasil, pois tem como pontos positivos, o baixo impacto ambiental, o controle de poluição, e os custos financeiros. É uma obra complexa de engenharia, fundamentada por normas operacionais especificas.

Uma das principais obras do aterro sanitário é o sistema de drenagem, já que compreende todas as medidas para o escoamento das águas das chuvas, chorume percolado e queima do Biogás. O controle das emissões de percolados e gases, bem como o monitoramento ambiental geotécnico é fundamental para o controle da estabilidade dos taludes e garantia da eficiência do mesmo.

A falta de uma drenagem de águas pluviais eficiente pode causar maior infiltração na célula, aumentando o volume do percolado gerado. Sendo assim, se esse aumento percolado não for drenado corretamente para fora da célula, o mesmo pode infiltrar pelos taludes, e escoar pelas caneletas de águas superficiais, e pode haver a contaminação do solo e das águas subterrâneas, gerando crime ambiental. Qual a importância do sistema de captação de chorume no aterro sanitário?

Autora: PAULA DIAS GALLI.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »