O Consórcio PCJ promoverá entre os meses de outubro e novembro encontros com a sociedade civil em cinco pontos das Bacias PCJ. O objetivo é capacitar a comunidade sobre os entes que compõe a gestão de recursos hídricos, além de debater sobre fontes de financiamento para ações ligadas ao tema da água.
Durante as capacitações, a equipe do Consórcio PCJ irá esclarecer as diferenças entre os organismos que formam o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos e apresentar as formas de participação popular nos mesmos, apresentando e tirando dúvidas sobre os editais de participação em cada entidade.
Só a sigla PCJ angaria várias entidades do sistema, o que causa certa confusão na hora de saber quem é quem na gestão de recursos hídricos. Em nossa região possuímos além do Consórcio PCJ, os Comitês PCJ, a Agência de Bacias PCJ e a Agência Reguladora ARES-PCJ, sem contar os organismos públicos federais e estaduais, como a Agência Nacional de Águas (ANA).
“Queremos orientar a sociedade sobre a importância de se participar desses colegiados, debatendo propostas e soluções ambientais e de preservação da água, como também, para se obter mais informações quanto a acesso a recursos por parte da sociedade civil para ações ligadas à água”, atenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
Nos encontros o Consórcio PCJ abordará sobre fontes de recursos para ações de gestão de recursos hídricos e meio ambiente, tanto com editais abertos ou não, capacitando sobre os processos para se ter acesso a essas fontes de financiamentos e para que a sociedade civil organizada esteja preparada para quando esses recursos forem disponibilizados.
O Consórcio PCJ também apresentará nesses encontros as “22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura frente aos Desafios Climáticos”, lançadas no último mês de setembro, durante a reunião plenária da entidade. Essas metas foram elaboradas para os próximos 30 anos buscando assegurar a Sustentabilidade Hídrica para o abastecimento público, o setor industrial e área rural, frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, além disso, buscam transformar a sociedade e prepará-la para a ocorrência de eventos hidrológicos extremos, que tendem a ser cada vez mais recorrentes.
Também fará parte das discussões maior engajamento e participação nos temas da Agenda 21, principalmente o que tange o item sobre a água, no capítulo “Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídrico”, fortalecendo o conceito do documento que é o de pensar globalmente e agir localmente.
Os Encontros com a Sociedade Civil acontecerão em cinco pontos das Bacias PCJ, sendo que o primeiro evento acontecerá no município de Jundiaí (SP), no dia 25 de outubro, a partir das 9h no SENAI- Jundiaí. Os outros encontros serão: no dia 10/11, em Rio Claro (SP), no SESI; no dia 18/11, em Bragança Paulista (SP), na FESB; no dia 23/11, em Campinas (SP), na sede da Ciesp; e no dia 05/12, em Capivari (SP). Todos os encontros terão início no mesmo horário e devem durar até o meio-dia.
Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/KrveyB8C0MhfgeKG3 escolhendo em qual dia gostaria de comparecer. A organização atenta que os temas das capacitações serão os mesmos em todos os encontros. A iniciativa de fazer vários encontros é de facilitar a participação da comunidade de todas as partes das Bacias PCJ.
Como proposta de ação social, solicita-se que os inscritos levem no dia da capacitação 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene. Os produtos arrecadados serão doados para entidades beneficentes dos municípios que receberão os encontros. Doe e participe!
Mais informações sobre os Encontros do Consórcio PCJ com a Sociedade Civil, podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3475 9407.
Fonte: Consórcio PCJ