saneamento basico

CRA-SP cria ferramenta de gestão para combater o desperdício de água no estado de São Paulo

O projeto “Gestão de Águas Paulistas” reúne dados ligados à captação, tratamento, utilização e descarte de águas de todos os municípios do estado e pretende auxiliar gestores públicos no desenvolvimento de políticas para maior eficiência na utilização da água.

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP lançou, no dia 11 de fevereiro, o projeto “Gestão das Águas Paulistas”, uma ferramenta administrativa para gestão do uso da água e tratamento de esgoto, nos municípios do estado de São Paulo, que visa a contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes relacionadas à água e saneamento.

Criada pelo CRA-SP, em parceria com a Associação Paulista de Municípios – APM, a ferramenta utiliza informações da GESAE – Gestão Estratégica de Serviços de Água e Esgoto – desenvolvida pelo CFA com dados disponibilizados pelo Ministério das Cidades (atualmente integrado ao Ministério do Desenvolvimento Regional) – e possibilita aos municípios o acompanhamento comparativo da evolução histórica registrada entre os anos de 2012 e 2016, por meio de seis indicadores ligados à captação, tratamento, utilização e descarte de águas.

O projeto “Gestão de Águas Paulistas” é apoiado pelo Grupo Temático de Águas e Saneamento da Rede Brasil do Pacto Global, devido a sua conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – ODS 6, da Organização das Nações Unidas – ONU, que visa a assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento até 2030.

desperdicio-agua

Tratamento de água

De acordo com o presidente do CRA-SP, Roberto Carvalho Cardoso, além de auxiliar o trabalho de prefeitos e executivos locais, na melhora do fornecimento e tratamento do recurso da água, a ferramenta também pode ser utilizada pela população para fiscalizar a gestão dos recursos hídricos de seus municípios. “Temos plena convicção de que estamos prestando um serviço de informação para a população que, a partir de agora, terá embasamento para cobrar por soluções, enquanto os gestores do estado e municípios terão subsídios para tomar decisões. Assim, se conseguirmos resolver parte do desperdício da água que é tratada, por meio da melhoria da eficiência do abastecimento, já nos damos por satisfeitos”, ambiciona.

Para saber mais sobre a ferramenta “Gestão de Águas Paulistas”, acesse:

CRA SP

 Sobre o CRA-SP

O Conselho Regional de Administração de São Paulo é uma autarquia federal, criada em 1968 ( três anos após a regulamentação da profissão de Administrador ) que, atualmente, reúne aproximadamente 77 mil registrados, entre empresas, profissionais e estudantes. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, cursos, palestras e eventos, em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. O Conselho também se destaca na qualidade dos serviços agregados prestados, em condições especiais, aos seus registrados. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Roberto Carvalho Cardoso, cujo foco da gestão é o desenvolvimento profissional em benefício da sociedade.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »