saneamento basico

Lama de enchente deixa oito cidades sem água no vale do Rio do Sinos

Oito cidades abastecidas por água captada no Rio do Sinos estão sem fornecimento por conta da lama trazida pela enchente que atingiu a cidade de Rolante, no Vale do Paranhana, a cerca de 115 quilômetros de Porto Alegre. Após o temporal, o barro desceu para a área de captação e as estações tiveram que ser desligadas.

Os municípios afetados são São Leopoldo e Novo Hamburgo, que possuem distribuição municipalizada, além de Campo Bom, Portão, Sapiranga, Estância Velha, Esteio e Sapucaia do Sul, onde a captação e o tratamento da água é feito pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan).
Em São Leopoldo e Novo Hamburgo, o fornecimento de água foi interrompido ainda no sábado (7). Neste domingo (8) não havia previsão de normalização do serviço.

A Corsan informa que em Campo Bom, Portão, Sapiranga e Estância Velha, a previsão de retomar o tratamento e o abastecimento é ao longo do domingo. No entanto, o retorno não deve ser imediato para todas as casas.

Já em Esteio e Sapucaia do Sul, a estação da Corsan que abastece as cidades foi desligada na manhã deste domingo devido a situação da água. A previsão é retomar o tratamento da água na noite de fornecimento e, com isso, normalizar o serviço na manhã de segunda-feira (9).

Turbidez elevada provocou desabastecimento
Conforme a Corsan, a estação de Campo Bom registrou turbidez de 10.000 NTU (unidade matemática utilizada na medição da turbidez) na madrugada de sábado. O nível normal é de 50 NTU. A elevação foi de 200 vezes, o que inviabilizou as condições operacionais de tratar a água captada no Rio do Sinos.

Na manhã deste domingo, a turbidez era de 1.200 NTU. Com isso, a previsão é que a situação se normalize ao longo do dia. O problema afeta o abastecimento no sistema integrado de Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha.

No ponto de capitação de Esteio, o nível de turbidez medido na manhã deste domingo era de 2.870 NTU. A normalização do abastecimento no sistema integrado de Esteio e Sapucaia do Sul depende da redução da turbidez da água bruta. A previsão da Corsan que é isto ocorra até o início da manhã desta segunda-feira (9).

Para informações e reclamações, a Corsan disponibiliza o número 0800-646-6444. A ligação é gratuita e o atendimento ocorre 24 horas.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »