saneamento basico

Minas Gerais tem quatro cidades reconhecidas por seca e estiagem

A situação de emergência decorrente do extenso período de seca e estiagem em municípios de Minas Gerais foi reconhecida nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Integração Nacional. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje e irá garantir que as Prefeituras possam solicitar o apoio federal para as ações de restabelecimento dos serviços essenciais.

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

As cidades que obtiveram o reconhecimento federal foram: Itacambira (estiagem), Pai Pedro (seca), Pedras de Maria da Cruz (seca) e Verdelândia (seca). A medida tem vigência de 180 dias.

Fonte: Ministério da Integração Nacional

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »