saneamento basico

Obra de interligação Jaguari-Atibainha está 46% concluída

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concluiu 46% da obra de interligação Jaguari-Atibainha. Parte dos trabalhos é feita em Santa Isabel. O sistema será capaz de tranferir, em média, 5,13 m³/s, podendo chegar até 8,5 m³/s, garantindo maior segurança hídrica. Os trâmites para a obra começaram em 2015 por causa da crise hídrica.

De acordo com a Sabesp, o transporte da água captada entre as represas será realizado por uma adutora de 13,4 km de extensão e um túnel de cerca de 6,2 km. O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.

De acordo com a Sabesp, o investimento total será de R$ 555 milhões. Até 5,3 mil empregos diretos/indiretos serão gerados no total e 9,5 milhões de pessoas abastecidas pelo Sistema Cantareira na Região Metropolitana de São Paulo serão beneficiadas diretamente, além de outras 20 milhões de pessoas, pelo sistema integrado.

O projeto de interligação dos reservatórios Jaguari (Sistema Paraíba do Sul), em Santa Isabel, e Atibainha (Sistema Cantareira), prevê desapropriações em 5,45 hectares, destes, 4,64 hectares são em Santa Isabel, na região do Alto Tietê. As informações fazem parte do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o processo para desapropriação está em andamento. “A liberação das áreas necessárias à implantação do empreendimento ocorrem dentro do cronograma planejado para execução das obras, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2017.”

Atualmente, estão mobilizados cerca de 1.100 funcionários com atuação direta nas obras, que estão 46% concluídas.

Fonte: G1

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »