saneamento basico

Prefeitura e Inea começam a dragar os rios e os canais de São Gonçalo

Um dos mais importantes rios de São Gonçalo começou a ser dragado ontem. Após um período de chuva intensa e enchentes no município, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disponibilizou mais duas dragas para a desobstrução dos rios que cortam a cidade. O secretário estadual do Ambiente, André Correa, percorreu parte do Rio Alcântara ao lado dos secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva; e do Meio Ambiente, Ricardo Harduim; e do deputado estadual Nivaldo Mulim, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Alerj. O trabalho de desassoreamento está sendo realizado através do projeto “Limpa Rio”, que consiste na limpeza dos rios, canais e lagoas que o Governo do Estado vem promovendo nos municípios. Os equipamentos utilizados no trabalho de dragagem estão fazendo toda a retirada do mato que se acumula ao redor do rio, assim como também a retirada dos bancos de areia e lixo. O serviço ajuda a minimizar os riscos de inundação ao mesmo tempo em que corrige os problemas causados pelas fortes chuvas.

“Estamos aqui fazendo um emergencial. Não é uma obra definitiva, pois precisávamos buscar um caminho para minimizar os transtornos. Retiraremos daqui cerca de três mil caminhões de detritos. A limpeza será realizada na parte da Avenida Maricá, no bairro do Rocha, até a entrada do bairro Jardim Catarina. Quero registrar o empenho das autoridades públicas da cidade e estamos procurando trabalhar para minorar os efeitos dessas enchentes”, declarou o secretário estadual de Meio Ambiente, André Correa.

Para o deputado estadual e presidente da Comissão Permanente de Saneamento Ambiental, Nivaldo Mulim, a expectativa é que seja feita a limpeza de todos os rios e canais que cortam a cidade. “Desde setembro do ano passado, trabalho incansavelmente para trazer esses serviços para o município e hoje conseguimos ver essa atuação. Só assim evitaremos mais uma tragédia para a cidade”, afirmou o deputado.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo acompanhou os trabalhos e também cobrou a limpeza de outros canais e rios. “Sabemos da competência do município e da competência do Inea. Os canais pequenos, a prefeitura está arcando com a limpeza. Mas os rios, o Estado tem que fazer. Estamos trabalhando na limpeza do canal que corta o Conjunto das Palmeiras. Agradecemos ao Inea por estar atendendo a nossa solicitação. Aguardamos que todos os rios e canais que cortam São Gonçalo sejam dragados. Estamos trabalhando para diminuir os transtornos causados pela chuva na cidade. E um dos principais motivos foi o transbordamento dos rios, canais e afluentes”, garantiu a secretária Ana Cristina da Silva.

Fonte: SG
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »