saneamento basico
Santos instala grelhas ecológicas e moderniza drenagem urbana

Santos instala grelhas ecológicas e moderniza drenagem urbana

Quem passa pelas ruas de Santos talvez não perceba à primeira vista, mas uma mudança importante já começou aos pés dos santistas.

Para tornar a Cidade mais preparada para as chuvas e reduzir transtornos como alagamentos, a Prefeitura iniciou a instalação de grelhas ecológicas na rede de drenagem, uma solução mais moderna, resistente e sustentável. Contudo, promete trazer benefícios diretos à população.

A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) iniciou um projeto-piloto para modernização da rede de drenagem urbana, com a instalação de grelhas ecológicas tipo “boca de leão”. Nesta primeira fase serão implantados 20 novos dispositivos ao longo do semestre, sendo que dez unidades até o fim de março.

Produzidas em plástico reciclado de alta durabilidade, as grelhas ecológicas se destacam por sua alta resistência, suportando mais de 30 toneladas de peso. Além disso, o equipamento oferece instalação rápida, o que reduz o tempo de intervenção nas vias, além de garantir praticidade e padronização, facilitando a manutenção e eventual substituição.

Outro diferencial é que não possui valor comercial para revenda, o que reduz significativamente os riscos de furto. Além disso, o modelo agiliza os trabalhos de limpeza do sistema de drenagem, devido à facilidade de manuseio pelas equipes operacionais.

Nesta etapa inicial já foram concluídas as instalações nas seguintes avenidas e cruzamentos:

  • Avenida Dr. Moura Ribeiro, 118, no Marapé.
  • Avenida Almirante Cochrane, 299, em ambos os lados da via; no Embaré.
  • Avenida Afonso Pena, 460, também no Embaré.
  • Cruzamento da Rua Joaquim Montenegro com a Avenida Afonso Pena, na Ponta da Praia.

Além disso, até o fim de março, a previsão é concluir as implantações nas ruas e avenidas a seguir:

  • Na Rua Dr. Gaspar Ricardo com Rua Santa Catarina
  • Na Avenida Francisco Glicério com Avenida Washington Luis, no Gonzaga;
  • Na Avenida Almirante Cochrane com Avenida Afonso Pena, no Macuco;
  • Na Rua Liberdade, 854, na Aparecida;
  • Na Rua João Guerra, 101, no lado oposto da via, na Vila Mathias.

AVANÇO

A gestora do contrato de drenagem, Débora Mandaji, destaca que a adoção das grelhas ecológicas representa um avanço importante para a rotina operacional das equipes.

“Esse tipo de equipamento torna os serviços de limpeza do sistema de drenagem mais ágeis, já que é de fácil manuseio e permite que as intervenções sejam feitas com mais rapidez e eficiência”, ressaltou, destacando as características do novo dispositivo.

“Além de contribuir para a agilidade operacional, a grelha é fabricada com material reciclado, reforçando o compromisso ambiental da iniciativa, e possui elevada resistência”, concluiu.

SEGUNDA ETAPA

Junto às dez unidades previstas até o fim de março, outras dez grelhas ecológicas serão instaladas na região da Zona Noroeste até o término do semestre.

Portanto, os pontos que receberão os novos dispositivos ainda estão em fase de definição técnica, com base em critérios de necessidade operacional e pontos estratégicos da rede de drenagem.

Fonte: Santos.SP


Últimas Notícias:
APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOTÊXTEIS MODULARES (GEOXTEEL®) PARA DESAGUAMENTO DE LODO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (2)

Aplicação de estruturas Geotêxteis Modulares (GEOXTEEL®) para desaguamento de lodo em sistemas de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A geração de lodo é uma consequência inevitável dos processos de tratamento de água e esgoto. Esse resíduo é formado principalmente por sólidos suspensos removidos durante as etapas físico-químicas ou biológicas do tratamento, apresentando, em geral, elevado teor de umidade. Em muitos casos, o lodo recém-gerado possui mais de 95% de água, o que implica em grandes volumes a serem armazenados, transportados e destinados adequadamente.

Leia mais »