saneamento basico
Atibaia Saneamento cronograma de obras

Atibaia Saneamento apresenta cronograma de obras previsto para 2023

Atibaia Saneamento cronograma de obras

A Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário no município de Atibaia em um contrato de Parceria Público-Privada com o SAAE, anunciou nesta semana quais serão os avanços previstos para 2023.  No período, as principais obras a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Caetetuba e a implantação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e de um Coletor Tronco (CT) no entorno do Onofre.

Benefícios ampliam atendimentos e qualidade de vida local

Seguindo o cronograma de obras, duas EEEs seguem em fase de construção: a EEE Onofre 3, localizada no bairro Jardim Imperial, e a EEE Anna Mathias Vairo, situada no bairro Santo Antônio. E até o final de ano outras cinco estações serão entregues contemplando os bairros Jardim Kaninar, Parque das Nações, Jardim Estância Brasil e Jardim Alvinópolis II.

Entre os principais benefícios das melhorias estão o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a saúde da população local, já que os bairros Jardim Imperial e Jardim Estância Brasil ainda não são atendidos com esgotamento sanitário. Dessa forma, as obras permitirão o encaminhamento do efluente coletado nas residências da área para o devido tratamento na ETE Caetetuba, evitando o depósito em fossas ou o seu lançamento direto na natureza.

Na prática, o resultado é o aumento da cobertura de tratamento de esgoto e o direcionamento correto do efluente coletado nos bairros citados para a estação de tratamento. Segundo a Atibaia Saneamento, as intervenções na ETE e EEE terão locais fixos, tendo pouco impacto no dia a dia da população que reside na região. Quanto a implantação do CT poderá haver interrupções pontuais no tráfego das ruas durante a obra.

“Todos os investimentos previstos para esse ano têm como objetivo a expansão no atendimento e prestação de serviços de saneamento local, bem como a melhoria nos fluxos de coleta e tratamento de esgoto em um dos maiores bairros de Atibaia. Por isso, os nossos esforços em 2023 serão direcionados a essas obras em específico”, explica a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Guillen.

Recentemente, a empresa de saneamento básico finalizou a desativação da ETE Cerejeiras e da EEE Nova Atibaia, uma reestruturação que buscou a garantia de maior segurança operacional e eficiência no tratamento do efluente coletado. Desde 2013, a Atibaia Saneamento atua na cidade para elevar os índices de esgotamento sanitário e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os munícipes.

Sobre a Atibaia Saneamento

A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »