saneamento basico
Cagece Esgotamento Sanitário Beira Mar

Universalização: Cagece inicia rodada de visitas aos municípios do bloco 2 da PPP do esgoto

Cagece Bloco 2 da PPP

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou uma série de reuniões com os municípios contemplados no bloco 2 da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Ambiental Ceará para universalizar os serviços de esgotamento sanitário em sete municípios cearenses até o ano de 2033.

O primeiro encontro foi realizado na sexta-feira (16) em Caucaia, município com previsão de investimentos na ordem dos R$ 672 milhões.

O principal objetivo das visitas é apresentar as etapas da PPP, as atribuições de cada empresa, além de abrir diálogo com as prefeituras para uma experiência exitosa na realização dos serviços. “Estamos apresentando o projeto que se estenderá pelos próximos 30 anos, mas no prazo de dez anos já teremos os serviços de esgotamento sanitário universalizados”, ressaltou o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda.

Já o diretor-presidente da Ambiental Ceará falou sobre os impactos positivos dos serviços nos municípios. “Esse projeto é transformador pra qualquer cidade pois saneamento tem impacto na saúde, na geração de emprego, na educação, na valorização imobiliária e no turismo. Por isso é tão importante a parceria entre a Ambiental, a Cagece e as prefeituras. Somente dessa forma será possível fazermos juntos grandes entregas no menor tempo possível”.

LEIA TAMBÉM: Cagece investe R$ 48 milhões nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento no Porto das Dunas

O secretário de Infraestrutura de Caucaia, André Vasconcelos, demonstrou satisfação em receber as comitivas da Cagece e da Ambiental. “Ficamos felizes com o encontro que possibilita estreitar relações e conhecimentos para viabilizar benefícios para a população com o mínimo de contratempos”. As próximas reuniões serão nos municípios de Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Fortaleza.

A maior PPP de saneamento do Brasil

Com a PPP, a Cagece continuará responsável pelo abastecimento de água e o relacionamento com o cliente, além do acompanhamento do contrato relativos aos serviços de esgotamento sanitário, a interação com as agências reguladoras e as prefeituras. Já a Ambiental Ceará passa a ser responsável pelos serviços comerciais, como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral, fiscalização e combate às fraudes, além das obras de modernização e manutenção do sistema de esgotamento sanitário.

Fonte: Ceará.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »