saneamento basico
CMA Saneamento Básico no Brasil

CMA debate realidade do saneamento básico no Brasil

CMA Saneamento Básico no Brasil

Na segunda audiência sobre a Política Nacional de Saneamento Básico no país, a Comissão de Meio Ambiente discutiu a realidade urbana quanto aos serviços.

Ao citar que 100 milhões de brasileiros estão sem esgoto, 35 milhões não têm água tratada e 40 milhões não possuem banheiro em casa.

“Este é um trabalho que a Comissão de Meio Ambiente está fazendo com o objetivo de avaliar a Política de Saneamento Básico no Brasil, que ela já está definida claramente em lei, tem datas determinadas (que é o ano 2033) para atingirmos a universalização da água e um avanço substancial do esgoto sanitário.”

Representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Eduardo Dias Santos, explicou as ações do governo.

“Quero dizer que o Ministério do Meio Ambiente tem atuado no saneamento básico como um todo, mas com uma ênfase maior na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Então, a gente tem como responsabilidade desenvolver e monitorar o Plano Nacional de Resíduos, trabalhamos a implantação da logística reversa, a erradicação de lixões, a inclusão socioprodutiva dos catadores, estamos com projeto de apoio a municípios.”

Estas ações devem ser feitas levando em conta vários aspectos, defendeu Alexandre Saia, representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

“É um conjunto de ações que têm que ser implementadas de forma integrada, desde a conscientização e educação ambiental das populações, dos usuários, da indústria, aqueles que contribuem para poluir estes rios, até ações de despoluição, atacando diretamente as causas.”

CMA Saneamento Básico no Brasil

Ao sugerir um plano nacional de saneamento articulado como os planos regionais, o representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Elcires Freire, defendeu fiscalização das normas.

“O vazio que foi deixado aí no saneamento é muito responsável por este atraso. E a outra questão é a fiscalização, a pressão que a sociedade deve fazer, no sentido de que este atraso histórico seja superado. Existe a falta de recursos, mas não só isso.”

Também para a representante da Associação das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, Ilana Ferreira, a legislação é fundamental para a universalização do saneamento no país.

“A questão da relação com o Congresso Nacional é crucial. Manter o setor de saneamento como uma política de Estado, pra nós, o respeito e a manutenção da legislação é fator chave.”

O relatório final da avaliação da Política de Saneamento Básico será apresentado em dezembro. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Fonte: Senado.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »