saneamento basico
Balanço 2023 Saae

Autorizada contratação de empréstimo para ampliar saneamento em Pernambuco

O Plenário aprovou na terça-feira (3), em votação simbólica, autorização para a contratação de empréstimo de até US$ 202 milhões pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a serem usados no financiamento parcial do Programa de Eficientização e Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE).

De autoria da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 95/2023 será encaminhado à promulgação.

A matéria, que teve aprovado pedido de urgência para sua apreciação, foi relatada em Plenário pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE).

A votação foi acompanhada pelo presidente da Compesa, Alex Campos, e pelo deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho.

LEIA TAMBÉM: Baixada Fluminense vai ganhar nova estação de tratamento de esgoto

Empréstimo Saneamento Pernambuco

A contratação do empréstimo junto ao New Development Bank (NDB), com garantia da União, já havia sido aprovada pela manhã na CAE.

— Pernambuco tem o maior déficit hídrico do país. É um desequilíbrio relevante, e por ter, de forma geológica, muito cristalino, fica com problemas no abastecimento de água e tem que se valer de adutoras e transposição de bacias. Esses recursos chegam exatamente para reforçar o abastecimento de água do estado, da região metropolitana do Recife e sobretudo do Agreste, onde tem o maior desequilíbrio. Água é vida, água é saúde, água é dignidade. Sem água nós perdemos o bem maior, que é a vida — concluiu o relator.

Fonte: Agência Senado.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »