saneamento basico
Estação de tratamento de esgoto em Mairinque

Teste finalizado em Mairinque/SP: Estação já trata 1 milhão de litros de esgoto por dia na cidade

Estação de tratamento de esgoto em Mairinque

A Empresa Saneaqua, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em Mairinque, divulgou nesta segunda-feira, 02, que já finalizou a fase de teste na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Vitória, após um desta fase.

Também informou que cerca de 1,49 milhão de litros de esgoto são tratados por dia em Mairinque e deixam de ser lançados in natura em rios e córregos.

Com isso, o ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos.

LEIA TAMBÉM: Ministro do Meio Ambiente: principal desafio ambiental é saneamento

Veja a informação completa:

A Saneaqua finalizou o comissionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Vitória. Essa fase de testes durou cerca de um ano. Foi possível realizar a conferência e a avaliação de todos os componentes do sistema e garantir que estão operando de acordo com o que foi projetado. É nesta fase também que se inicia a ambientação do meio biológico, necessária para o tratamento nesse tipo de sistema.

A estação, que iniciou a operação em novembro de 2021, tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo e conta com a tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico com purificação de biogás.

Ela é responsável por tratar todo o esgoto gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro.

Cerca de 1,49 milhão de litros de esgoto são tratados por dia em Mairinque e deixam de ser lançados in natura em rios e córregos. Com isso, o ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos.

Fonte: SR Notícias.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »