saneamento basico
Redução de 90% do esgoto na Praia de Botafogo

Levantamento mostra redução de 90% do esgoto na Praia de Botafogo/RJ

Redução de 90% do esgoto na Praia de Botafogo

Um levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) constatou a diminuição do esgoto despejado nas águas de Botafogo em cerca de 90% nos anos de 2021 e 2022, em comparação aos dois anos anteriores.

Segundo o instituto, diversas ações contribuíram para a melhora da qualidade da água na região de Botafogo, como a reconstituição do sistema de drenagem, a troca de troncos coletores e as intervenções realizadas pelas concessionárias.

Segundo as diretrizes das análises de balneabilidade do instituto, para se tornar própria para o banho uma praia precisa ter no máximo 1000 NMP de coliformes termotolerantes a cada 100 ml em pelo menos 4 das cinco últimas coletas. Os novos indicadores na Praia de Botafogo dão conta de que o número passou de cerca de 16.000 para 790 NMP a cada 100 ml em um dos pontos monitorados em 2022.

Apesar disso, nem tudo são flores, ainda. O Inea ressalta que, mesmo com a melhora dos níveis bacteriológicos observados em 2021 e 2022, ainda não há uma constância nos boletins que garanta a balneabilidade da praia.

Fonte: Extra Globo.

Últimas Notícias: