saneamento basico
Microrregiões Saneamento Básico Goiás

Projeto que trata das Microrregiões de Saneamento Básico em Goiás é aprovado

Microrregiões Saneamento Básico Goiás

Por: Mel Castro

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, na quinta-feira, 15, em definitivo, com 21 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto de lei nº 12020/24, que trata das responsabilidades das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs) no estado.

De autoria do deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), a matéria visa atribuir às microrregiões a responsabilidade de gerir o manejo de resíduos sólidos nos termos da legislação vigente, para garantir uma destinação final ambientalmente adequada.

Além disso, conforme o texto, as MSBs ficam obrigadas a adotarem medidas como a elaboração de Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, implementação de mecanismos de sustentabilidade econômico-financeira, promoção de coleta seletiva e o apoio a associações ou cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

LEIA TAMBÉM: Encontro sobre saneamento rural debate avanços e desafios do setor

Em sua justificativa, o autor da propositura evidencia que o encerramento de lixões e a transição para aterros sanitários controlados e ambientalmente adequados é uma medida urgente. “Os lixões representam um grave problema ambiental e de saúde pública, contaminando o solo, a água e o ar, além de serem focos de doenças. A obtenção de licenças de encerramento e a recuperação das áreas degradadas são passos necessários para mitigar esses impactos e garantir um ambiente mais saudável no Estado de Goiás”, explica.

Microrregiões Saneamento Básico Goiás

Conforme o legislador, a criação de uma lei que estabeleça responsabilidades claras para as Microrregiões de Saneamento Básico em relação à gestão de resíduos sólidos é essencial para a construção de um sistema de manejo de resíduos mais “eficiente, sustentável e justo”.

Fonte: DG.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »