saneamento basico
Cosanpa Monitora ETEs

Em Belém, obra da Estação de Tratamento de Esgoto do UNA segue em ritmo acelerado

Estação de Tratamento de Esgoto do UNA

Executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una , em Belém, tem capacidade para tratar 475 litros de esgoto por segundo, e é considerada a maior estação de tratamento do Estado. Os serviços seguem em ritmo acelerado para beneficiar cerca de 90 mil habitantes. A previsão de entrega é para dezembro de 2023.

Sistema já é considerado o maior do Estado e amplia o abastecimento na capital paraense em benefício direto de cerca de 90 mil habitantes

A obra amplia a rede de saneamento em Belém e prevê ainda a implantação de unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia, câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente, além de adaptações das instalações existentes para recebimento do gradeamento mecanizado (tratamento preliminar) e também a implantação das esteiras do gradeamento mecanizado.

Em andamento, estão ainda as obras da instalação dos conjuntos moto-bombas, de tratamento biológico, as galerias com as tubulações de descarte do lodo e a área onde ficarão as tubulações de chegada do esgoto após tratamento preliminar.

LEIA TAMBÉM: Missão da ANA debate atendimento das normas de universalização do saneamento em duas cidades cearenses

E em fase de finalização estão o Reator UASB com o teste de estanqueidade das câmaras, além da proteção da área de segurança, em que ficará a estação, pavimentação da calçada em frente ao sistema, execução da canaleta de drenagem ao longo do muro no fundo da área, elevatória de esgoto bruto, continuação dos serviços de ampliação e melhoria do prédio além da moderna subestação elétrica, montagem das válvulas de inox e assentamento da tubulação de interligação das unidades.

“Com o investimento de R$ 131 milhões, o projeto passou por readequações e prioriza a modernização com mais melhorias na execução do serviço a ser prestado à população , com a construção da elevatória de lodo, adequação do projeto hidromecânico, adequação do projeto das instalações elétricas e adequação do sistema de automação”, disse Armando Machado, engenheiro responsável pela obra.

Importante para a segurança do local, já foi concluída a construção do muro no fundo da área no entorno da Estação, da travessa do Canal do Galo até a travessa Santa Rita, juntamente com a urbanização e execução da calçada na travessa Santa Rita ao longo do muro de proteção da área.

Fonte: AP.

Últimas Notícias: