saneamento basico
Estação de Tratamento de Esgoto da Estrada Nova

Prefeitura de Belém/PA dá início a obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Estrada Nova

Estação de Tratamento de Esgoto da Estrada Nova

A Estação de Tratamento de Esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova, obra da Prefeitura de Belém que vai garantir qualidade de vida e moradia digna à população da área que abrange os bairros do Jurunas, Condor e Cremação, teve Ordem de Serviço (OS) assinada na manhã da sexta-feira, 31, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O ato marca o início das obras da primeira fase do empreendimento.

O sistema será constituído pela ETE, cinco Estações Elevatórias de Esgoto e por uma rede de coleta de esgoto de 50 km. A ETE vai tratar o esgoto dos moradores do bairro do Jurunas. Além disso, a Prefeitura também vai fazer as ligações intradomiciliares à rede de esgoto.

“Essa obra vai mudar de forma radical a qualidade de vida do povo. Ela é a primeira grande obra de engenharia capaz de tratar os esgotos de pelo menos 21 mil residências, de forma que a estação vai ajudar Belém também em termos da saúde pública”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A ETE será construída numa área próxima ao Canal da Quintino com a avenida Bernardo Sayão, às margens do rio Guamá, e cumprirá um papel muito importante na despoluição desse rio. A estação vai transformar o esgoto sanitário em água tratada, evitando o despejo diário de 10 milhões de litros de esgoto sem tratamento no rio Guamá, como ocorre atualmente.

Estação de Tratamento de Esgoto da Estrada Nova

A conselheira do Tá Selado e moradora do bairro da Cremação, Valdira Freitas, esteve presente na assinatura da OS. Na oportunidade, disse que a ETE vai beneficiar não somente os moradores do Jurunas, mas toda Belém futuramente. “O rio Guamá é a entrada de Belém, resolvendo as coisas aqui, toda Belém ganha”.

Por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a Prefeitura vai investir R$ 26,5 milhões na construção da ETE, valor oriundo de recursos próprios e de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra beneficiará diretamente 85 mil moradores, principalmente do bairro do Jurunas. A primeira fase da obra, iniciada nesta sexta-feira, tem contrato com prazo de 13 meses.

Fonte: Agência Belém.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »